As Duas Faces de Janeiro (The Two Faces of January)
País: EUA/Reino
Unido/França
Ano:
2014
Gênero: Suspense
Duração: 96
min
Direção: Hossein
Amini
Elenco: Viggo
Mortensen, Kirsten Dunst e Oscar Isaac.
Sinopse: nos anos 1960, o jovem casal Chester e Colette
decide fazer uma viagem de barco à Grécia. No local, eles conhecem Rydal, um
guia americano que fala grego e decide ajudá-los no passeio. O que eles não
sabem é que Rydal é conhecido por aplicar golpes nos turistas... Mas Chester e
Colette também têm os seus segredos, e certa noite, quando o guia decide visitá-los
em seu quarto de hotel, descobre o cadáver de um homem que Chester afirma tê-lo
atacado. Sem saber como sair da situação, Rydal ajuda a remover o corpo. Logo,
o trio acaba envolvido em um crime do qual não pode mais fugir.
Crítica: o longa é inspirado na obra da escritora americana
Patricia Highsmith (1921-1995) que, aliás, já serviu de fonte para outros
filmes como "Pacto Sinistro", de Alfred Hitchcock, e "O Amigo
Americano", de Wim Wenders, “O Talentoso Ripley”, de Anthony Minguella,
entre outros.
"As Duas Faces de
Janeiro" é o tipo de filme em que ninguém é confiável, e tudo é
imprevisível.
A história se passa em 1962,
entre Grécia e Turquia, em meio a equívocos, mentiras, segredos e falsas
aparências.
Chester (Viggo Mortensen),
um consultor econômico de meia idade, passeia pela Grécia com Colette (Kirsten
Dunst), sua jovem esposa. Num belo dia, conhecem Rydal (Oscar Isaac), jovem
americano que vive de enganar turistas. Rydal se interessa por Colette e se
oferece para acompanhar o casal. Na sequência, Chester precisará cada vez mais
da ajuda de Rydal.
Viggo Mortensen é, sem
sombra de dúvidas, o melhor, ainda que o roteiro não permita um desempenho mais
marcante. Em um dado momento, o filme cansa e o que ainda está por vir não mais
interessa tanto ao espectador como no início da trama.
Infelizmente, deixa-se o
cinema com uma sensação de ter visto algo morno, sem graça e sem sal.
Vale salientar que é
preciso dar um desconto ao diretor iraniano, radicado na Inglaterra, pois é seu
primeiro trabalho de diretor à frente de um longa.
Avaliação:
**
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