sábado, 10 de janeiro de 2015

As Duas Faces de Janeiro (The Two Faces of January)

País: EUA/Reino Unido/França
Ano: 2014
Gênero: Suspense
Duração: 96 min
Direção: Hossein Amini
Elenco: Viggo Mortensen, Kirsten Dunst e Oscar Isaac.

Sinopse: nos anos 1960, o jovem casal Chester e Colette decide fazer uma viagem de barco à Grécia. No local, eles conhecem Rydal, um guia americano que fala grego e decide ajudá-los no passeio. O que eles não sabem é que Rydal é conhecido por aplicar golpes nos turistas... Mas Chester e Colette também têm os seus segredos, e certa noite, quando o guia decide visitá-los em seu quarto de hotel, descobre o cadáver de um homem que Chester afirma tê-lo atacado. Sem saber como sair da situação, Rydal ajuda a remover o corpo. Logo, o trio acaba envolvido em um crime do qual não pode mais fugir.

Crítica: o longa é inspirado na obra da escritora americana Patricia Highsmith (1921-1995) que, aliás, já serviu de fonte para outros filmes como "Pacto Sinistro", de Alfred Hitchcock, e "O Amigo Americano", de Wim Wenders, “O Talentoso Ripley”, de Anthony Minguella, entre outros.
"As Duas Faces de Janeiro" é o tipo de filme em que ninguém é confiável, e tudo é imprevisível.
A história se passa em 1962, entre Grécia e Turquia, em meio a equívocos, mentiras, segredos e falsas aparências.
Chester (Viggo Mortensen), um consultor econômico de meia idade, passeia pela Grécia com Colette (Kirsten Dunst), sua jovem esposa. Num belo dia, conhecem Rydal (Oscar Isaac), jovem americano que vive de enganar turistas. Rydal se interessa por Colette e se oferece para acompanhar o casal. Na sequência, Chester precisará cada vez mais da ajuda de Rydal.
Viggo Mortensen é, sem sombra de dúvidas, o melhor, ainda que o roteiro não permita um desempenho mais marcante. Em um dado momento, o filme cansa e o que ainda está por vir não mais interessa tanto ao espectador como no início da trama.
Infelizmente, deixa-se o cinema com uma sensação de ter visto algo morno, sem graça e sem sal.
Vale salientar que é preciso dar um desconto ao diretor iraniano, radicado na Inglaterra, pois é seu primeiro trabalho de diretor à frente de um longa.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP