domingo, 11 de janeiro de 2015

Leviatã

País: Rússia
Ano: 2014
Gênero: Drama
Duração: 141 min
Direção: Andrey Zviaguintsev
Elenco: Alexeï Serebriakov, Elena Lyadova, Vladimir Vdovitchenkov e Roman Madianov.

Sinopse: numa península do Mar de Barents, no Ártico, um pai de família luta contra os desmandos de um prefeito corrupto. Para enfrentar o político, que tenta desalojá-lo, ele recorre a um colega de Moscou.
Crítica: como todos os filmes russos que vi até então, a história é dura, seca, objetiva e muito crítica.
A história, a princípio, começa mostrando uma família que vive numa casa simples, assim como todas da região gélida. Kolya (Alexei Sobryakov) com sua bela mulher (Elena Lyadova) e Roma (Sergey Pokhadaev), adolescente, filho do primeiro casamento dele, que trata mal sua madrasta.
Kolya entra em cena com o amigo e advogado Dmitri (Vladimir Vdovitchenkov) que tentará ajudá-lo no processo em que o prefeito da cidade, Vadim (Roman Madyanov) quer expropriar as terras de Kolya, berço de seus antepassados, para construção de um grande empreendimento.
Com o retrato de Putin na parede e bandeiras da Rússia no seu acanhado escritório, o prefeito se reúne com seus subordinados e aliados e planeja o golpe. Com o apoio de cúmplices do governo, dará um outro destino à terra que Kolya venera.
Mal sabe o russo o que virá pela frente. Em cenário cinza e sombrio, o espectador fica esperando o pior. Litros de vodca tentam anestesiar as dores dos protagonistas.
Um roteiro inteligente que, durante o desenrolar da história, dá margem a várias hipóteses para os acontecimentos, aumentando mais ainda o clima de suspense.
O progresso para os russos vem acompanhado de suborno, corrupção, assassinatos, saques perpetrados por uma justiça vendida, completa falta de ética ou qualquer valor moral, uma igreja conivente com o dinheiro sujo e muita, muita hipocrisia da sociedade. Tudo em nome do maldito “dinheiro”. O filme não poupa nada.
As atuações são ótimas, os momentos que retratam os personagens (inclusive os coadjuvantes e secundários) são bastante naturais e a fotografia, esplêndida.
O longa venceu o Prêmio de Melhor Roteiro de 2014 em Cannes. Merecedor, de fato!

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP