segunda-feira, 20 de julho de 2015

Anatomia de um Crime (Anatomy of a Murder)

País: EUA
Ano: 1959
Gênero: Drama
Duração: 160 min
Direção: Otto Preminger e Saul Bass
ElencoJames Stewart, Ben Gazzara, Lee Remick, Arthur O'Connell, Severn Darden, George C. Scott, Kathryn Grant, Murray Hamilton, Russ Brown e Lloyd Le Vasseur.

Sinopse: Laura Manion (Lee Remick) é estuprada. Frederick Manion (Ben Gazzara), seu marido, acaba matando o violador. Paul Biegler (James Stewart), um advogado que é auxiliado por um alcoólatra, decide aceitar a defesa de Frederick. O réu alega que a vítima violentou Laura, mas seu oponente é Claude Dancer (George C. Scott), um conceituado promotor que afirma que a alegação do réu é falsa: Laura, que tem reputação de promíscua, teria um caso com a vítima e, durante um acesso de ciúme, Frederick cometera o crime. Ele é condenado à Corte Marcial, por onde desfilam testemunhas de toda sorte de relações sórdidas.

Crítica: a história envolvendo a defesa de um “suposto” criminoso é bastante sólida, tem muito conteúdo e uma narrativa dinâmica. O texto inteligente, aliado à atuação eficiente de James Stewart (um dos atores prediletos de Hitchcock em suas tramas de suspense), garante o ritmo da trama.
Mesmo com atuações não tão naturais dos coadjuvantes, o filme é bom o suficiente para prender a atenção do espectador até o final.
As sessões do julgamento no tribunal são bem dirigidas e o final, deixando em aberto mais de uma possibilidade, é inusitado para a época.
Pena que “Anatomia de um Crime” tenha concorrido com o épico “Ben-Hur”, na conquista pelo Oscar. Este último realmente merecia a estatueta.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP