sexta-feira, 3 de julho de 2015

Winter Sleep (Kış Uykusu)

País: Turquia/França/Alemanha
Ano: 2014
Gênero: Drama
Duração: 196 min
Direção: Nuri Bilge Ceylan
Elenco: Haluk Bilginer, Melisa Sözen, Demet Akbağ, Nejat Isler e Nadir Saribacak.

Sinopse: Aydin (Haluk Bilginer), um ator turco aposentado, comanda um pequeno hotel na região da Anatólia central junto a sua esposa Nihal (Melisa Sözen), de quem ele se afastou emocionalmente, e sua irmã Necla (Demet Akbağ), que ainda sofre com seu divórcio recente. No inverno, a neve desperta um tédio e ressentimento que fazem Aydin querer partir.

Crítica: o diretor turco, mais uma vez, surpreende. Seu trabalho anterior, "Era uma Vez na Anatólia" (2013), colecionou elogios. E, agora, com “Winter Sleep” (vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2014), o trabalho é mais belo, mais profundo e, também, mais longo. Ainda que se estenda um pouco demais, é incrível o domínio do diretor no controle de tempo e espaço, praticamente dominado por excelentes diálogos e discussões que, claro, não poderiam deixar de ser rudes, ásperos e sarcásticos.
É certeiro ao examinar e comparar as diferenças e desigualdades que separam os ricos dos pobres na Turquia, bem como dos poderosos e dos fracos. A discussão moralista é bem explorada entre seus personagens. A edição, apesar de não linear, não permite que nos percamos. Os conflitos humanos são acalorados, nos convidam a ouvir e a participar.
E, além disso tudo, a fotografia da planície anatoliana e seus isolados e pitorescos vilarejos é sublime. O lugar, belíssimo e único, com paisagens estonteantes. O elenco (protagonistas e coadjuvantes) é formidável, com atuações tão naturais que impressionam até os mais exigentes.
O cuidado com a parte estética do longa: enquadramentos com sombras, meia-luz, personagens vistos em reflexos na parede ou no espelho, tudo tem um propósito.
Isso é cinema, de verdade! Não perca!

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP