quinta-feira, 2 de julho de 2015

Cobain: Montage of Heck

País: EUA
Ano: 2014
Gênero: documentário
Duração: 135 min
Direção: Brett Morgen
Elenco: Kurt Cobain, Courtney Love e David Grohl.

Sinopse: documentário sobre o vocalista, guitarrista e compositor Kurt Cobain, líder do Nirvana. Com acesso a arquivos pessoais e depoimentos de familiares de Cobain - inclusive com a participação da filha dele com Courtney Love, Frances -, o filme conta do início até a ascensão de sua carreira, apresentando diversas canções, algumas delas inéditas. O retrato íntimo de um artista que raramente se revelou para a mídia.

Crítica: produzido pela filha de Kurt Cobain, o documentário era bastante esperado e, com certeza, valeu a pena aguardar.
O filme começa com os depoimentos de mãe e irmã, depois vem a cena de um show e segue com imagens da sua infância (o menino hiperativo) e outras entrevistas – pai, madrasta, amigos, ex-namorada e esposa (Courntey Love) que revelam o lado humano, o pai brincalhão com a filha ou durante as entrevistas que concedia, sua mente insana, o abusivo uso de drogas, mas, sobretudo, o amor que tinha pela música.
Conhecemos sua difícil adolescência (um menino tímido e que se sentia humilhado) e conturbada relação com o pai (em um ano passou por vários lares), sua obstinação para compor as primeiras músicas, o início da carreira.
Um filme sincero, mas que perde um pouco ao se estender demais, principalmente a partir dos depoimentos de Coutrney Love, onde muitas partes poderiam ter sido cortadas sem prejudicar o documentário (aliás, ficariam até melhor). Em um determinado momento, nos perguntamos se o filme é sobre Cobain ou sobre Courtney.
O grande destaque está no trabalho de edição e no uso de recursos de animação, tomando por base as anotações do astro, os acontecimentos de sua vida e os desenhos (que ganham vida com a arte gráfica).
Vale a pena assistir, sendo fã ou não.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP