domingo, 5 de julho de 2015

De Cabeça Erguida (La Téte Haute)

País: França
Ano: 2014
Gênero: Drama
Duração: 120 min
Direção: Emmanuelle Bercot
Elenco: Catherine Deneuve, Rod Paradot, Benoît Magimel, Sara Forestier e Diane Rouxel.

Sinopse: a juíza Florence Baque (Catherine Deneuve) conhece Malony (Rod Paradot) quando tinha apenas seis anos, devido à negligência de sua mãe (Sara Forestier) em cuidá-lo. Os anos passam e Malony torna-se um jovem delinquente, que rouba carros e agride as pessoas à sua volta, tanto verbalmente quanto fisicamente. Diante da situação, a juíza o encaminha para um centro de recuperação de delinquentes juvenis e ele passa a ter Yann (Benoît Magimel) como tutor. Obrigado a seguir as novas regras, Malony faz o possível para manter sua liberdade e intransigência.

Crítica: o filme acompanha os 10 anos em que o jovem Malony (o estreante Rod Paradot, em ótima performance) precisa lidar com a juíza Florence Baque (Catherine Deneuve), devido à negligência da mãe em sua criação e, posteriormente, aos problemas por ele causados na adolescência. "Ele é um delinquente desde que começou a andar", ela diz. "Criei um monstro", complementa a mãe.
Diante deste histórico, o longa-metragem explora bastante as impressionantes explosões de raiva de seu personagem principal, suas mudanças de um centro a outro e até a prisão, de fato. Mas também ressalta o sistema francês de reabilitação de delinquentes juvenis, personificado (e humanizado) nos personagens de Deneuve (juíza) e Benoît Magimel (tutor).
O protagonista comete cada vez atos mais graves e ele só parece se acalmar um pouco quando conhece Tess (Diana Rouxel), ironicamente filha de uma assistente/professora de um centro de detenção.
A partir daí acontecimentos darão um novo rumo à sua vida. Um filme louvável pela mensagem de esperança e pelas incríveis atuações de Deneuve e Paradot, que nos mantêm atentos a tudo que se passa.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP