sexta-feira, 3 de julho de 2015

O Último Poema do Rinoceronte (Fasle Kargadan)

País: Irã/Iraque/Turquia
Ano: 2012
Gênero: Drama
Duração: 88 min
Direção: Bahman Ghobadi
Elenco: Behrouz Vossoughi, Monica Bellucci, Yılmaz Erdoğan e Caner Cindoruk.

Sinopse: preso na Revolução Islâmica do Irã, o poeta Sahel (Behrouz Vossoughi) acaba de sair da cadeia após cumprir uma pena de trinta anos. Agora a única coisa que o move é o desejo de reencontrar sua esposa, Mina (Monica Bellucci), que se mudou há anos para a Turquia acreditando que o marido havia falecido.

Crítica: a direção do longa aposta na arte e na poesia para retratar a busca de um homem por sua esposa, após 20 anos de separação.
Dado como morto, Mina (Bellucci) acaba se casando com o motorista que trabalhava para o casal. A trama leva a supor que este homem teria sido a razão da prisão de Sahel, acusado injustamente de escrever poemas contra o governo de então. Nesse contexto, o filme faz uma crítica eficiente quanto à coerção, ao controle e a autoritarismo do regime islâmico.
O seu olhar parado, o seu silêncio intenso e a sua expressão de desesperança são fortes o bastante para revelar o quanto ele sofreu na prisão. Flashbacks de tortura e dor vêm a todo momento, enquanto observa sua ex-esposa com três filhos, a distância. Falta coragem para aproximar-se. Teria ele esse direito? Tem medo de causar-lhe mais dor, pois ele sabe que ela é infeliz.
As imagens são confusas, a narrativa é lenta, e um pouco mais de realismo teria tornado a trama mais interessante, mesmo que não fosse linear. Uma obra diferente, mas que, pelo excesso de abstração, acaba afastando o espectador de seu protagonista.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP