domingo, 5 de julho de 2015

Bikes vs Carros

País: Suécia
Ano: 2014
Gênero: Documentário
Duração: 88 min
Direção: Fredrik Gertten
Elenco: -

Sinopse: em tempos de uma crise generalizada, é necessário relacionar algumas discussões no que tange ao clima, recursos naturais e cidades. A indústria automobilística cresce desenfreadamente. Ciclistas militantes buscam mudanças radicais na mobilidade das grandes cidades. As diferenças no uso de bicicletas e de carros são gritantes em comparação entre algumas cidades, como São Paulo e Copenhague.

Crítica: um trabalho de pesquisa muito bem feito. Estatísticas interessantes, quadros comparativos, previsões e números que apontam as tendências para o futuro e, sobretudo, um alerta de que o desenvolvimento econômico atual nas grandes cidades não é o ideal. Em 15 anos, a quantidade de carros irá duplicar e onde circularão ou mesmo onde ficarão estacionados tantos veículos?  
Imagens de arquivo mostram trens e bondes que deixaram de circular e ciclovias que deixaram de existir para dar espaço a ruas e rodovias.    
O documentário analisa o desconforto no trânsito causado pelos engarrafamentos, o prejuízo à saúde dos motoristas devido ao estresse intenso, a influência constante e cada vez mais intensa ao meio ambiente e, claro, a difícil convivência entre carros, ônibus, caminhões e bicicletas.
O sistema de transporte público precisa ser revisto, assim como o lucro visado pelas montadoras de veículos que, em meio a tantas pressões, se adéquam como podem produzindo carros elétricos e com menos poluentes. Mas tal mudança, tendo em vista a situação atual, tem pouco alcance no problema do aquecimento global, por exemplo.
O filme cita exemplos de gente que aposta na bicicleta como meio de ir e vir mesmo, em Los Angeles (Nos Estados Unidos, a proporção chega a 1,2 habitante por veículo), em Bogotá, em São Paulo, e em Copenhague e Amsterdã, que são as capitais mundiais do uso de bicicleta. Em Copenhague, 40% da população se locomove de bike; enquanto isso, na China, país onde andar de bicicleta é tradição, nos últimos anos 25% das pessoas deixaram de utilizá-la para adquirir veículos.
“Bikes vs Carros” levanta uma questão interessante, com argumentos fortes e uma posição madura. Mostra, também, o lado dos amantes de carros, o grande lobby das indústrias automobilísticas que não querem perder o seu mercado, políticos que andam na contramão desfazendo ciclovias, como aconteceu em Toronto, no Canadá, para nossa surpresa.   
No fim, sabemos que tudo é movido pelo dinheiro. Está faltando, talvez, saber usá-lo com mais inteligência e equilíbrio.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP