quarta-feira, 15 de julho de 2015

O Diário de uma Camareira (Journal d’une Femme de Chambre)

País: França
Ano: 2015
Gênero: Drama
Duração: 95 min
Direção: Benoît Jacquot
Elenco: Léa Seydoux, Vincent Lindon e Clotilde Mollet.

Sinopse: o filme se passa em 1900. Célestine, uma jovem camareira muito cobiçada por conta de sua beleza, acaba de chegar de Paris para trabalhar para a família Lanlaire. Enquanto foge dos avanços de seu senhor, ela deve lidar com a rigorosa personalidade de Madame Lanlaire, que governa o lar com punho de ferro. Ao mesmo tempo, Célestine conhece Joseph, um misterioso jardineiro que está profundamente apaixonado por ela.

Crítica: o suspense é o ponto alto da trama. Bem conduzido pelos olhares suspeitos, poucos diálogos e situações aparentemente incriminatórias, no entanto, perde a força quando se descobre que não há muito a revelar. A decepção, por parte do espectador, é inevitável.
A trama não poderia, claro, deixar de ter uma “megera”. Em 1900, os empregados passavam por todo tipo de humilhação, eram mal remunerados, assediados (sobretudo, as mulheres) e não tinham garantia de nada. Tudo isso é retratado com perfeição no filme, assim como o figurino e a reconstituição da época. A trilha sonora também contribui para o crescente mistério.
A questão é justamente ter criado algo mais do que realmente existia e viria a ser descoberto. Até o romance entre os dois protagonistas parece estranho, forçado. Um roteiro falho e uma direção sem muita convicção, o que é uma pena, visto que o elenco era composto por atores talentosos.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP