sexta-feira, 3 de julho de 2015

Os Olhos Amarelos dos Crocolilos (Les Yeux Jaunes des Crocodiles)

País: França
Ano: 2012
Gênero: Comédia dramática
Duração: 122 min
Direção: Cécile Telerman
Elenco: Julie Depardieu, Emmanuelle Béart, Patrick Bruel, Alice Isaaz, Jacques Weber e Karole Rocher.

Sinopse: duas irmãs têm uma relação conflituosa: Iris (Emmanuelle Béart) leva uma vida fútil e luxuosa, sem trabalhar, já Joséphine (Julie Depardieu) trabalha como pesquisadora da Idade Média, mas não tem o reconhecimento da família, e acaba de passar por uma ruptura amorosa. Um dia, para impressionar um amigo que é editor, Iris diz que está escrevendo um livro, justamente sobre a Idade Média. Para sustentar a mentira, ela pede a Joséphine que escreva um livro de verdade, deixando a irmã levar o mérito em troca de dinheiro. Quando o livro inesperadamente obtém sucesso, as duas irmãs entram em rota de colisão.

Crítica: baseado no best-seller da escritora francesa Katherine Pancol, de 2006, traduzido para diversas línguas – inclusive o português, a história segue duas irmãs, de personalidades fortes e faz uma reflexão sobre a vida vazia.
O filme estende-se um pouco além do necessário, com cenas dispensáveis e histórias supérfluas. A narrativa previsível e novelesca também contribui para empobrecer o roteiro.
Deixando esses pontos negativos de lado, o longa é agradável. Acompanhamos duas irmãs extremamente diferentes: a historiadora Joséphine (Julie Depardieu) e a socialite Iris (Emmanuelle Béart). Jo tem duas filhas e um recém-consumado divórcio – seu marido, Antoine (Samuel Le Bihan), desempregado, a traiu com uma manicure. Expulso de casa, passa a trabalhar com criação de crocodilos, deixando uma dívida exorbitante para a ex-mulher pagar. E esse é só um dos problemas que terá que enfrentar. Ela precisará sustentar suas filhas, lidar com a irmã aproveitadora e aguentar as humilhações da filha adolescente.
Iris, por sua vez, está em um casamento de aparências com Philippe (Patrick Buel) e preenche seus dias com almoços caros, compras e mais compras. Em um jantar, sente vergonha por não ter objetivos tão interessantes quanto seus companheiros de mesa e mente a respeito de um romance que estaria escrevendo. Ela agora precisa manter o blefe e, para tanto, pede para sua irmã que a ajude, sendo sua ghostwriter. Jo, sem saída por causa de suas dívidas, aceita o convite e escreve o tal livro. A surpresa é que o romance torna-se um sucesso imediato, fazendo com o que o nome e o rosto de Iris estampem revistas e jornais parisienses Jo conseguirá aceitar o sucesso da irmã às suas custas? E Iris conseguirá manter essa mentira por muito tempo?
A relação de rivalidade entre mães e filhas é um retrato intenso nesse contexto e o drama familiar tem bons momentos. Pena que se perca com personagens à parte que não se somam como deveriam ao centro da história.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP