sexta-feira, 10 de julho de 2015

Phoenix

País: Alemanha
Ano: 2014
Gênero: Drama
Duração: 98 min
Direção: Christian Petzold
Elenco: Nina Hoss, Ronald Zehrfeld e Nina Kunzendorf.

Sinopse: Alemanha, Outono de 1945. Sobrevivente de um campo de concentração nazista, Nelly Lenz (Nina Hoss) ficou desfigurada enquanto esteve presa. Irreconhecível após uma cirurgia de reconstrução, ela explora a destruída Berlim à caça de Johnny (Ronald Zehrfeld), seu marido, que ela acredita ter sido o responsável pela sua delação e, consequentemente, por todo sofrimento.

Crítica: Nelly Lenz (Nina Hoss) é uma sobrevivente dos campos de concentração nazis. Apesar de ter escapado à morte, sofreu vários ferimentos que lhe deixaram o rosto totalmente desfigurado. Lene Winter (Nina Kunzendorf), que trabalha para uma agência judaica, cuida dela e leva-a para Berlim, ajudando-a de todas as maneiras que é capaz. Quando, após uma cirurgia de reconstrução facial, Nelly se apercebe de que está quase irreconhecível e se sente perdida. É então que decide ficar na cidade e procurar Johnny (Ronald Zehrfeld), o marido, que tudo indica ter sido quem a denunciou às autoridades alemãs. Certo dia, encontram-se. Convencido de que Nelly morreu, Johnny não a reconhece. Mas propõe-lhe um trato: dadas as semelhanças com a esposa que julga falecida, pede-lhe que finja ser ela própria e o ajude a reclamar uma herança em seu nome. Determinada a descobrir a verdade sobre as intenções do homem com quem casou e que nunca deixou de amar, Nelly concorda…
Nessa encenação em que Nelly precisa viver uma outra personagem, cria-se uma tensão. A atuação de Nina é segura em sua complexidade de sentimentos, amando alguém que não a merece. Ela se apega a qualquer coisa, a qualquer gesto.
O passado recente alemão está ali como uma sombra, o silêncio perturbador após a existência dos campos de concentração. Como ficam os que ajudaram os nazistas? É um dos questionamentos da trama.
Nina Hoss é uma grande atriz alemã. Ela, também ao lado de Zehrfeld, atuou no ótimo “Barbara”, de 2012. A dupla funciona bem. Porém, a trama tem um roteiro que deixa a desejar no sentido de prender mais a atenção do espectador e de comover.
De qualquer maneira, o desfecho é nobre, pelo menos, para Nelly.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP