quarta-feira, 15 de julho de 2015

O Preço da Fama (La Rançon de la Gloire)

País: França
Ano: 2014
Gênero: Drama
Duração: 114 min
Direção: Xavier Beauvois
Elenco: Benoît Poelvoorde, Roschdy Zem e Séli Gmach.

Sinopse: ao sair da prisão, Eddy é saudado por seu amigo Osman. Às vésperas do Natal, a falta de dinheiro se agrava. Assim, quando a televisão anuncia a morte do comediante Charlie Chaplin, Eddy tem uma ideia: roubar o caixão do ator e pedir um resgate à família.

Crítica: de forma sutil e leve, o filme levanta uma história que parece inacreditável, mas é verídica. Em 1977, o caixão de Charles Chaplin foi roubado do cemitério, na Suíça. Só que na vida real, o roubo foi realizado por um polonês e um búlgaro, que viviam no país onde Chaplin escolheu como lar até o fim dos seus dias.
No longa, a fim de preservar a identidade dos reais ladrões, os personagens são um argelino e um belga, respectivamente, interpretados por Roschdy Zem (que vive Osman) e Benoît Poelvoorde (no papel de Eddy).
No mais, há muito realismo em vários detalhes do crime e do processo, mesmo que de forma mais fantasiosa e menos tensa.
A família Chaplin apoiou a realização da película, dando todo acesso aos seus arquivos e ainda permitiu que se usassem trechos de filmes de Chaplin e também da trilha sonora de alguns de seus filmes – que o celebrado compositor francês, Michel Legrand, remixa em algumas cenas, com efeitos diversos.
O filme se inicia com Osman indo buscar Eddy, que acaba de sair da prisão. Velhos amigos, Osman é agora um pai de família e tenta andar na linha, trabalhando como eletricista. Vive de forma simples num pequeno barraco e tem dificuldades para pagar os estudos da filha.
Eddy é um canastrão e um sonhador. Sem nada a perder, sem ninguém que o espere na vida, gosta de se arriscar e planeja um plano para ganhar dinheiro: sequestrar um morto, no caso, Charles Chaplin, e pedir o resgate à família.
O problema é que, por ser tão inusitado, ninguém acredita e o sequestro vira motivo para piada. A polícia passa a receber vários trotes – todos dizendo estarem com o tal caixão.
Vários acontecimentos dão vida à trama que tem um roteiro inteligente e conta com atores excelentes.
É inevitável nos comovermos com os protagonistas ladrões durante todo o processo. São tantas trapalhadas, confusões e sofrimentos que até nos lembramos das obras do gênio Chaplin.
Assistir ao filme já é prestar-lhe uma homenagem. Confira!

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP