sexta-feira, 10 de julho de 2015

Casa Dentro

País: Peru
Ano: 2013
Gênero: Drama
Duração: 87 min
Direção: Joanna Lombardi Pollarolo
Elenco: Elide Brero, Delfina Paredes, Stephanie Orúe, Grapa Paola, Anneliese Fiedler, Sullana e Giovanni Ciccia.

Sinopse: em uma província peruana, a senhora Pilar (Elide Brero) vive com sua amiga Consuelo (Delfina Paredes), a empregada Milagros e a cadela Tuna. A rotina destas mulheres é pacífica, sem grandes surpresas. Um dia, no entanto, a filha de Pilar liga, informado que vai visitá-las com a sua filha, o genro e os netos. Sem saber como negar, Pilar acaba aceitando a visita, mas logo percebe que vai ter que alterar o funcionamento da casa para conviver com os hóspedes inesperados durante uma noite inteira.

Crítica: em seu filme de estreia, a diretora explora as pressões, cansaços e conflitos das relações entre mães e filhas. O cenário é uma casa no interior, marcada pela monotomia.
A trama, na verdade, conta um episódio da vida de Pilar (Elide Brero), uma senhora que vive tranquilamente em uma província do país sul-americano, ao lado da amiga Consuelo, da empregada Milagros e da cadelinha Tuna. Essa tranquilidade é alterada com a chegada da filha e neta com bisneta e o marido para a comemoração de seu aniversário de 81 anos.
Apresentam-se os cômodos da casa, a rotina de dona Pilar, seu apego pela cadela, os trabalhos domésticos das duas empregadas. A câmera quase não interfere. O silêncio é parte importante no filme e proposital. Ele revela a ação, o ritmo em que vive Pilar.
Enfim, o longa conta a história de diferentes gerações de mulheres: suas frustrações, vivências e expectativas como mães. A maternidade é algo bastante focado no filme.
Apesar da sutileza e beleza de algumas cenas (a obra é isso: é mais para se observar e pensar), os conflitos são um pouco fracos para a sustentação de uma trama. 
Mas para uma estreia já é um bom início. E vale salientar que Elide Brero, aos 93 anos, esbanja talento.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP