terça-feira, 14 de julho de 2015

Jauja

País: Argentina/Dinamarca
Ano: 2014
Gênero: Faroeste
Duração: 110 min
Direção: Lisandro Alonso
Elenco: Viggo Mortensen, Ghita Norby e Viilbjørk Malling Agger.

Sinopse: o dinamarquês Gunnar Dinesen (Viggo Mortensen) e sua filha embarcam numa viagem que tem como destino um deserto localizado no fim do mundo. Esta é uma empreitada na qual muitos já se aventuraram, mas poucos conseguiram concluir com sucesso.

Crítica: “Os povos antigos diziam que Jauja era uma terra mitológica de abundância e felicidade. Diversas expedições tentaram encontrar o lugar para comprovar a lenda, que com o tempo cresceu de forma desproporcional. A única certeza que se tem é que todos os que tentaram encontrar este paraíso na terra se perderam pelo caminho.”
É esta informação que é dada no início do filme. O versátil Viggo Mortensen fala espanhol também, o que o ajudou para a escalação do elenco. No entanto, em seu talento faz o filme decolar.
Que haja filmes para públicos distintos, é aceitável; no entanto, isso não significa que a narrativa seja tão lenta, com momentos prolongados por demais e sem conteúdo significativo para o espectador.
Reflexivo não é sinônimo de monotonia. O filme precisa tocar, emocionar, comover, envolver o público de alguma forma. E “Jauja”, decididamente, não faz isso. Com exceção de uma cena entre Gunnar e sua filha (com idade avançada, no futuro) em uma caverna que tem um diálogo interessante, nada no restante da obra vale a pena. Há que se lembrar que o longa se baseia numa fábula.
A premissa da trama é ótima: um colono dinamarquês que se torna engenheiro do exército argentino durante a conquista do deserto, campanha genocida pela Patagônia, na qual o objetivo final era exterminar os indígenas. Ele viaja pelo local com sua filha, cuja beleza desperta sentimentos diversos nos homens que o acompanham. Eventualmente, ela foge apaixonada e o pai parte em uma violenta busca solitária para encontrá-la. Porém, esse desenrolar é bastante prejudicado pelo excesso de fantasia x realidade.

Avaliação: *

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP