sexta-feira, 10 de julho de 2015

Rainha e País (Queen and Country)

País: Reino Unido
Ano: 2014
Gênero: Drama
Duração: 115 min
Direção: John Boorman
Elenco: Callum Turner, Tamsin Egerton, Caleb Landry Jones e David Thewlis.

Sinopse: devido à Guerra da Coreia, o jovem Bill Rohan (Caleb Landry Jones), de apenas 18 anos, precisa cumprir o serviço militar obrigatório por dois anos em um quartel localizado na Inglaterra. Lá ele constrói uma forte amizade com Percy (Callum Turner), que não tem qualquer moral ou escrúpulos. A dupla não leva muito a sério o autoritarismo do exército e vive criticando ou pregando peças em seus superiores, fazendo o possível para escapar da punição maior: ser enviado para o campo de combate. Paralelamente a isto, Bill conhece uma mulher misteriosa e mais velha, por quem se apaixona perdidamente.

Crítica: do experiente John Boorman, que também dirigiu Esperança e Glória (1987), Excalibur (1981) Amargo Pesadelo (1972), “Rainha e País” é mais um ótimo filme, que não fala propriamente da guerra (funciona mais como seu cenário), mas sim da obrigação de dela participar e da autopreservação do idealismo.
O diretor, sabiamente, equilibra ironia, sátira, humor e romance, sem exagerar para o sentimentalismo ou melodrama.
A história se passa dez anos depois do enredo de Esperança e Glória. Por isso, o elenco da nova fita é diferente do antecessor, apesar dos mesmos personagens – a única exceção é David Hayman no papel do pai do protagonista. O salto temporal também indica que não é necessário ter visto o primeiro longa para acompanhar a história, apesar de algumas referências ao passado existirem.
Agora Bill (Callum Turner) tem 19 anos e continua morando na ilha no rio Tamisa. No entanto, o jovem terá de deixar o local porque foi convocado para o serviço militar obrigatório. Durante o treinamento, ele conhece Percy (Caleb Landry Jones) e os dois logo se tornam melhores amigos.
A sorte favorece e Bill e Percy não são convocados para o front no Oriente. Eles ficam com o posto de professores de datilografia para os recrutas, mas suas principais preocupações estão do lado de fora da sala de aula. Dentro do quartel, têm de lidar com um superior exigente e rigoroso (David Thewlis, de A Teoria De Tudo) que usa todas as oportunidades para repreender a dupla na manutenção da disciplina.
No campo sentimental, os jovens saem à procura de garotas. Em uma noite de folga, conhecem a enfermeira Sophie (Aimee-Ffion Edwards, de Luther), que demonstra interesse por Bill. Contudo, os olhos do protagonista se voltam para uma mulher misteriosa (Tamsin Egerton, de Simplesmente Acontece) de olhos tristes.
Há cenas dedicadas aos traumas da guerra e às motivações políticas que levaram as forças do Ocidente a enviar soldados para o pequeno país asiático, porém o foco está nas questões pessoais do personagem principal. E destaque para a bela trilha sonora.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP