segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

A Garota Dinamarquesa (The Danish Girl)

País: EUA/Reino Unido/Alemanha
Ano: 2015
Gênero: Drama
Duração: 120 min
Direção: Tom Hooper
Elenco: Eddie Redmayne, Alicia Vikander, Ben Whishaw, Matthias Schoenaerts e Amber Heard.

Sinopse: cinebiografia de Lili Elbe (Eddie Redmayne), que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero. Em foco o relacionamento amoroso do pintor dinamarquês com Gerda (Alicia Vikander) e sua descoberta como mulher.

Crítica: Em "A garota dinamarquesa", filme dirigido Tom Hooper, o mesmo de “Os Miseráveis” e “O Discurso Do Rei”, o ator inglês vive a transexual Lili Elbe.
A trama busca inspiração na história real do pintor dinamarquês Einar Mogens Wegener (1882-1931), pioneiro da cirurgia de mudança de sexo.
Para se transformar em Lili Elbe, Wegener se submeteu a uma série de operações até então experimentais em Berlim, em 1931. Ela morreu devido à rejeição de órgãos após uma tentativa de transplantar um útero.
A atuação de Redmayne é louvável, mas não melhor do que em “A Teoria de Tudo”, que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator em 2014. O papel exige muito do ator, sutileza e força ao mesmo tempo, demonstradas nos atos, nos gestos, nas feições e nos trejeitos.
A atriz sueca Alicia Vikander, que interpreta a mulher de Wegener, Gerda, rouba a cena. Não é à toa que ela concorre à premiação do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante de 2015.
A história é tocante e envolve o espectador com a descoberta de Einar e a dura realidade de aceitar e entender o que ocorria com ele. Sua coragem é admirável, ainda mais na época em que viveu isso: 1931. Preconceito e ignorância não faltavam, mas Einar estava decidido e queria ser feliz. Largou sua profissão de pintor, viajou para outros países e procurou vários médicos até se submeter à cirurgia que o tornaria, realmente, o que ele era de verdade.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP