terça-feira, 12 de janeiro de 2016

O Fio de Ariane (Au Fil d'Ariane)

País: França
Ano: 2015
Gênero: Comédia
Duração: 96 min
Direção: Robert Guédiguian
Elenco: Ariane Ascaride, Jacques Boudet e Jean-Pierre Darroussin.

Sinopse: Ariane (Ariane Ascaride) é uma mulher de meia-idade que se sente mais sozinha do que nunca quando, no dia de seu aniversário, seus entes queridos não aparecem. Ela decide então deixar sua adorável vizinhança e parte numa viagem de carro em direção à grande e ensolarada cidade de Marselha, na França.

Crítica: a comédia dramática, remetendo a uma fábula, começa num mundo de estranhezas: a câmera passeia pela maquete virtual de um condomínio residencial de classe alta, perfeitamente branco. Em um dos apartamentos, existe uma dona de casa (Ariane Ascaride) cozinhando, onde ela prepara o bolo de seu próprio aniversário. Mas nenhum convidado aparece para a festa.
Imediatamente, Ariane pega as chaves do carro e dirige sem rumo. O diretor não deixa à aniversariante o tempo de ficar triste, de pensar nos motivos desse abandono. Logo ela conhece novas pessoas e participa de encontros improváveis, que beiram ao surrealismo.
O resultado é um pouco estranho. É nítido que se quer mostrar a diferença entre a rotina fria do condomínio de Ariane e o calor humano do pequeno povoado em Marselha, à beira-mar. Surgem aventuras, conversas, pessoas engraçadas e, pasmem, até uma tartaruga falante. O roteiro fornece à personagem a possibilidade de se surpreender, de enxergar o mundo com um prazer juvenil novamente. A atriz transmite com perfeição a passagem da inércia ao espírito adolescente. A narrativa é levada pela solidariedade, pelo otimismo da humanidade – como deveria ser.
O problema está na forma como o diretor tenta passar isso. Fantasiosa e açucarada demais, a história é simplória e carece de conteúdo.

Avaliação: *

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP