terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Mar da Esperança (Wir Wollten Aufs Meer)

País: Alemanha
Ano: 2011
Gênero: Drama
Duração: 116 min
Direção: Toke Constantin Hebbeln
Elenco: Alexander Fehling, August Diehl, Ronald Zehrfeld e Phuong Thao Vu.

Sinopse: nos anos 80, dois estivadores da Alemanha Oriental, Cornelis (Alexander Fehling) e Andreas (August Diehl), sonham um sonho impossível: deixar o país. Para poder fugir pelo mar, eles precisam entregar um de seus colegas para a polícia do Estado. O plano muda quando Cornelis se apaixona por uma jovem vietnamita chamada Phuong Mai.

Crítica: é um drama alemão que coloca em evidência a Alemanha Oriental nos tempos da chamada Guerra Fria (tema também abordado em “A Vida dos Outros”, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2007).
Em 1982, dois amigos estivadores no Porto de Rostock acalentam o sonho de ingressar como marinheiros na Marinha Mercante – e, com isso, fugir para o Ocidente. Para isso, porém, teriam que colaborar com algumas informações para a STASI, a polícia secreta do governo comunista. Dessa forma, Cornelis Schmidt (Alexander Fehling, de “Labirinto de Mentiras”) e Andreas Homung (August Diehl) tornam-se informantes. Um se arrepende no meio do caminho depois de denunciar um companheiro de trabalho, Matthias (Ronald Zehrfeld). Andreas, porém, segue firme na atividade de dedo-duro, traindo o próprio amigo. O enredo sombrio e dramático é amenizado pelo romance proibido entre Cornelis e a vietnamita Mai (Phuong Thao Vu). Romance, aliás, também denunciado por Andreas.
Num clima de total desconfiança alimentado pelo próprio regime vigente na Alemanha Oriental, que trabalha em sistema de vigilância total por 24 horas, amizades são ameaçadas com traições. Não se podia confiar em ninguém, nem no amigo, no parente ou no vizinho. E a STASI estava ali para impedir que qualquer um tentasse fugir. O país era uma prisão. Difícil imaginar isso vendo a Alemanha de hoje.
A trama é envolvente e bem escrita.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP