segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Enklava (Enclave)

País: Sérvia/Alemanha
Ano: 2015
Gênero: Drama
Duração: 95 min
Direção: Goran Radovanovic
Elenco: Filip Subaric, Denis Muric, Nebojsa Glogovac, Anica Dobra e Meto Jovanovski.

Sinopse: em meio aos conflitos entre sérvios e albaneses, Nenad (Filip Subaric) é um garoto de 10 anos que mora um enclave distrito em Kosovo com o pai e o avô doente. Rodeados por albaneses, os três e um padre são os únicos sérvios do local. Levado de carro blindado para a escola, Nenad é o único aluno do local e sente falta de brincar com outras crianças. De vez em quando, ele vê pela janela dois garotos albaneses da sua idade e um menino de 13 anos que trabalha como pastor e odeia os sérvios, pois eles mataram seu pai na guerra.

Crítica: o conflito do Kosovo (de 1998 a 1999), entre forças de segurança sérvias e Iugoslávia e o Exército de Libertação do Kosovo (ELK) – uma guerrilha formada por integrantes de origem étnica albanesa que lutava pela independência da província – deixou muitas marcas.
A Força do Kosovo (KFOR) é uma força de paz internacional liderada pela OTAN e responsável pelo estabelecimento de um ambiente seguro na região após o conflito.
O filme retrata essa situação sutilmente, com um tanque da KFOR levando o protagonista Nenad (Filip Subaric) para a escola, onde ele é o único aluno. Na verdade, na área restaram somente mais 3 sérvios, além dele: o pai, o avô e o padre, que é seu melhor amigo. As poucas crianças da sua idade que ali vivem são muçulmanas (e não católicas como ele) e albanesas.
A dureza da guerra na trama tem como foco Nenad, um menino bom que se preocupa com seu avô à beira da morte, que quer continuar estudando (mas sua professora deixa a escola para ir para Belgrado), porém de olhar triste.
Ao se envolver com 3 meninos albaneses, ele quase morre e seu pai decide, então, mudar-se para a capital, Belgrado. 
A hostilidade na região não permitia uma vida segura e é preciso deixar tudo para trás e recomeçar. O pai rejeita um emprego que lhe é oferecido como policial por não querer fazer parte de um mundo em que não há justiça, mas sim discriminação.
Um belo filme com uma mensagem realista sobre os horrores da guerra e uma atuação confiante de Subaric, que representa todas as crianças inocentes que pagam por uma guerra alimentada pelas tensões étnicas e interesses políticos e econômicos.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP