segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Steve Jobs

País: EUA
Ano: 2015
Gênero: Drama
Duração: 122 min
Direção: Danny Boyle
Elenco: Michael Fassbender, Kate Winslet, Seth Rogen, Jeff Daniels, Michael Stuhlbarg, Sarah Snook, Adam Shapiro, Scotty Wood e Katherine Waterston.

Sinopse: três momentos importantes da vida do inventor, empresário e magnata Steve Jobs: os bastidores do lançamento do computador Macintosh, em 1984; da empresa NeXT, doze anos depois e do iPod, no ano de 2001.

Crítica: fazer uma cinebiografia de Steve Jobs não é tarefa fácil. Em 2013, “JOBS’, com Ashton Kutcher vivendo o protagonista, choveram críticas negativas, mas o longa atual, “Steve Jobs”, deixa a desejar, ainda mais porque a expectativa foi grande.
Sabemos que seriam apenas três momentos da sua vida e não uma biografia completa, porém os momentos escolhidos de sua trajetória contam muito pouco sobre o complexo Steve Jobs – perfeccionista, determinado e explosivo.
As atuações estão ótimas, de Fassbender como Jobs, apesar de nenhuma similaridade física; de Winslet como Joanna (seu braço direito por mais de 20 anos e a única que ele ouvia, ainda que não concordasse ou mudasse de ideia após isso); de Stuhlbarg como Andy (um dos principais projetistas do software de sistema do Macintosh); e de Daniels como John Sculley (CEO da Apple; ficou famoso pelos atritos com Steve Jobs na década de 1980 que culminou com o seu afastamento da empresa, em 1985).
Mas detalhes importantes do seu jeito de agir e por que agir daquela forma são mostrados muito superficialmente. Além disso, poderia ter sido retratado um pouco mais da sua contribuição para o mundo moderno. As últimas invenções nem sequer são citadas.
No entanto, apresenta bem a difícil relação com Lisa (que, inclusive dá o nome ao seu primeiro computador), filha que ele demorou muito tempo para reconhecer como tal.
Quem leu a biografia escrita por Walter Isaacson, o mesmo biografo de Einstein e de Benjamin Franklin, sabe que o longa foi conciso e enxuto demais para a complexidade que era a pessoa de Steve Jobs.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP