terça-feira, 12 de janeiro de 2016

A Terra e a Sombra (La Tierra y la Sombra)

País: Colômbia
Ano: 2015
Gênero: Drama
Duração: 97 min
Direção: César Acevedo
Elenco: Haimer Leal, Hilda Ruiz e Edison Raigosa.

Sinopse: Alfonso (Haimer Leal) volta para casa após 17 anos de ausência, devido à doença que seu filho sofre. A situação tem mobilizado toda a família, com a esposa dele e sua mãe trabalhando na plantação de cana de açúcar para conseguir o sustento financeiro necessário. Mesmo com Gerardo (Edison Raigosa) praticamente trancafiado em casa, já que todas as janelas permanecem sempre fechadas para que não entre poeira, ainda assim ele não apresenta melhora no estado de saúde. Diante da situação, a família busca algum meio de interná-lo.

Crítica: o longa-metragem acompanha uma família humilde, que vive em uma casa remota, próxima à plantação de cana de açúcar. É lá que um homem, com sérios problemas de saúde, mal consegue sair do quarto, tamanha sua fraqueza. Mais ainda: para que os problemas respiratórios não piorem, todas as janelas da casa ficam permanentemente fechadas, o que dá ao ambiente a sensação de uma prisão.
O diretor destaca a precariedade da vida ali existente. O desamparo surge não apenas na ausência de acompanhamento médico para o enfermo, como também pela distância da casa em relação a qualquer outro traço de civilização. O filme também retrata, mesmo que de forma superficial, os donos das plantações, típicos exploradores que exigem o máximo dos empregados, mas não cumprem o mínimo, como pagamento em dia. Apesar dessa denúncia contra tais abusos, o drama foca mesmo no sentimento de dor, de Gerardo (Edison Raigosa) e de todos que estão à sua volta, pela impossibilidade de fazer algo. A única solução é esperar. A primeira parte do filme é bastante contemplativas, repleta de silêncios e de imagens fortes. A fotografia é espetacular e, sem ela, o filme não seria o mesmo.
Destaque para a tocante (e desesperada) cena em que a esposa pede ajuda ao antigo chefe de seu marido, na plantação, e também para a sequência da queimada, impactante pelo gigantismo alcançado.
Um retrato bem produzido e contextualizado do sofrimento, quando todas as portas e janelas parecem estar fechadas.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP