segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Boi Neon

País: Brasil/Holanda/Uruguai
Ano: 2015
Gênero: Drama
Duração: 101 min
Direção: Gabriel Mascaro
Elenco: Juliano Cazarré, Maeve Jinkings, Alyne Santana, Josinaldo Alves, Vinicius de Oliveira e Samya De Lavor.

Sinopse: Iremar (Julliano Cazarré) é um vaqueiro de curral que viaja pelo Nordeste, ao lado de Galega e a pequena Cacá. Por onde passa Iremar recolhe revistas, panos e restos de manequins, já que seu grande sonho é largar tudo para iniciar uma carreira como estilista no Polo de Confecções do Agreste.

Crítica: a nova produção de Gabriel Mascaro (Ventos de Agosto, de 2014) aposta num cinema de arte e agradou nos festivais internacionais em que foi exibido.
Cinema de arte porque realmente o filme apresenta cenas que impressionam como a de uma mulher que dança vestindo uma cabeça de cavalo e usando sapatos que imitam o casco de cavalo, e outras como a de um homem domando e acariciando o animal.
Mas a trama nos apresenta muito mais: um prólogo anunciando um vaqueiro (Iremar) que gosta de moda e que quer se tornar um estilista. Mesmo com uma simples máquina e pouquíssimo material, consegue criar um belo modelito, após algumas tentativas, copiando de uma revista.
A paisagem rústica não deixa o espectador esquecer que o clima é difícil, que as chances de sua vida mudar são escassas. Participam da sua vida Galega (Maeve Jinkings); Cacá (Alyne Santana), que é filha da Galega; e um colega de trabalho, Mário (Josinaldo Alves).
Com calma, o filme retrata o dia a dia deles, a vida na estrada levando o gado para as vaquejadas, até que alguns acontecimentos balançam essa rotina.
Nesse ponto, o enredo perde um pouco a força, mas aposta em cenas fortes de sexo que rompem tabus. São muito bem feitas e parecem, de fato, reais. Tais sequências poderiam fazer parte da trama sem problema algum, mas desde que o foco do vaqueiro que sonha em sair daquele lugar não tivesse sido esquecido. Há um momento que Iremar até incentiva Cacá a sair dali para ir atrás do pai que sumiu.
Outra mostra de rompimento com paradigmas num ambiente totalmente “machista” são o fato de uma mulher dirigir um caminhão e ainda entender de mecânica (a atriz Maeve Jinkings); o próprio Iremar passando roupa ou fazendo o café da manhã; o vaqueiro Júnior (Vinicius de Oliveira) que aparece na segunda metade da trama (Vinicius de Oliveira) alisando o cabelo; e a vendedora de cosméticos Geisi (Samya De Lavor) que toma a iniciativa sobre Iremar.
Como ponto negativo há também os diálogos baixos, em que os personagens falam rapidamente e com sotaque regional. Muitas vezes, não se compreende o que eles dizem (e há expressões interessantíssimas). Uma legenda resolveria isso facilmente – que é um problema corriqueiro na cinematografia brasileira.
Contudo, isso não tira o mérito de um filme diferente e mais humano – qualidades raras nos nossos filmes. A atuação competente de Julliano Cazarré, a fotografia natural bem explorada e a trilha sonora são também aspectos positivos que elevam a obra a um patamar superior.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP