domingo, 26 de maio de 2013

Adeus (Bé Omid é Didar)

País: Irã
Ano: 2011
Gênero: Drama
Duração: 104 min
Direção: Mohammad Rasoulof
Elenco: -

Sinopse: uma jovem advogada de Teerã, impedida de exercer sua profissão e grávida de alguns meses, tenta conseguir um visto para deixar o Irã.

Crítica: o filme é tenso do início ao final. No decorrer da trama, não há nenhum alívio. Filmado em tonalidades cinzas, ele é claustrofóbico, assim como a vida de sua protagonista.
Sua luta para sair do país nos comove. É exaustiva e cansativa. Suas dúvidas em seguir adiante ou não com o que pretende atingem o público que torce por ela. A ausência de trilha sonora torna o silêncio ainda mais sufocante. A analogia feita entre a personagem e sua tartaruga demonstra grande sensibilidade por parte do diretor. Ambas vivem enclausuradas em suas caixas, apenas sobrevivendo, não encontrando saída para a vida.
Aos poucos, os diálogos vão revelando o que realmente aconteceu a ela: porque não advoga mais, o que faz para sobreviver, onde está seu marido, porque ela é tão fechada em seu mundo.
Na trama outros aspectos da pressão do governo são mostrados, como o confisco do receptor de satélite (proibido no país) e pagamento de multa, a necessidade de autorização do marido para a esposa poder fazer um exame ginecológico ou a obrigação da presença deste em uma simples consulta. Essas críticas vão sendo expostas naturalmente.  
Em 20 de dezembro de 2010, Rasoulof foi condenado pelo governo do Irã a seis anos de prisão sob a acusação de "propaganda contra o regime". O diretor Abbas Kiarostami, também iraniano, pediu sua libertação, juntamente com a do cineasta Jafar Panahi, da mesma forma condenado a prisão domiciliar e proibido de fazer filmes.
‘Adeus’, por exemplo, foi realizado em condições semiclandestinas durante o inverno de 2010/2011. Aqui, a mensagem é nítida: o exílio do Irã é a única chance possível de liberdade individual.
Um crime é impedir que homens corajosos como esses trabalhem e abordem, em suas obras, a realidade de seu país.


Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP