domingo, 12 de maio de 2013

Source Code (Contra o Tempo)


País: EUA/França
Ano: 2011
Gênero: Ficção Científica
Duração: 93 min
Direção: Duncan Jones
Elenco: Jake Gyllenhaal, Michelle Monaghan, Vera Farmiga, Jeffrey Wright e Russell Peters.

Sinopse: numa manhã, um soldado (Jake Gyllenhaal) acorda no corpo de um viajante desconhecido e, oito minutos depois do fato estranho, é testemunha da explosão de um trem. A missão desse soldado é descobrir o responsável pela explosão.

Crítica: morrer pelo seu país, ressuscitar, morrer de novo, ressuscitar de novo e assim por diante, quantas vezes forem necessárias. É contra esta situação que o militar Stevens (Jake Gyllenhaal) se revolta ao saber que, sem sequer ser consultado, está fazendo parte de um experimento ultrassecreto do governo americano.
Trata-se de um projeto futurista capaz de manipular o tempo e fazer de Stevens uma espécie de agente-cobaia, que será arremessado numa situação de extremo perigo oito minutos antes que o pior aconteça. Caso não consiga evitar a tragédia anunciada, ele terá uma nova chance de mais oito minutos, e desta forma sucessivamente até cumprir sua missão, morrendo quantas vezes for preciso.
A trama, atrativa e bem elaborada, foi escrita por Ben Ripley, um jovem roteirista que após escrever os capítulos 3 e 4 de ‘A Experiência’ (lançados direto em DVD) faz em ‘Contra o Tempo’ sua estreia cinematográfica. O filme é intrigante e inteligente. Numa primeira leitura, trata-se de uma boa ficção científica que remete aos melhores trabalhos do escritor norte-americano Phillip K. Dick, que teve muitas de suas obras levadas ao cinema, como por exemplo, Minority Report: A Nova Lei (com Tom Cruise),  O Vingador do Futuro (com Arnold Schwarzenegger), Assassinos Cibernéticos (com Peter Weller), O Pagamento / Pago para Esquecer (com Ben Affleck), O Vidente (com Nicolas Cage), A Scanner Darkly (com Keanu Reeves) Os Agentes do Destino (com Matt Damon) entre outros.
Há, ainda, a subtrama do homem oprimido lutando contra um sistema desumano, aliado a um fio condutor romântico que multiplica a motivação do protagonista. Destaque para as atuações de Jake Gyllenhaal e Vera Farmiga, bastante convincentes.
Vale a pena conferir!

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP