domingo, 12 de maio de 2013

Sequestro

País: Brasil

Ano: 2009
Gênero: Documentário

Duração: 94 min
Direção: Wolney Atalla

Elenco: -


Sinopse: durante quatro anos, os trabalhos da Divisão Antissequestro da Polícia Civil de São Paulo foram acompanhados. Neste período, aproximadamente 400 pessoas foram sequestradas no estado de São Paulo e mais de 1.500 em todo o Brasil. O filme mostra situações reais como a negociação entre família e sequestradores, o resgate de uma criança de seis anos, um sequestro comandado de dentro da cadeia e depoimentos de vítimas resgatadas.

Crítica: o documentário, exibido em mostras e festivais desde 2009, teve pouco espaço e repercussão no cinema. A demora no lançamento retrata a dificuldade que pequenas produções nacionais, em especial as não ficcionais, encontram para chegar às salas de projeção no país.
Retrata o dia-a-dia da Divisão Antissequestros (DAS) da Polícia Civil de São Paulo e tem como principal mérito o fato de ir direto ao ponto. Assume uma posição desde os créditos iniciais e trata de mantê-la ao decorrer dos acontecimentos. A produção foca suas atenções em casos específicos de sequestro e em depoimentos de vítimas, e por isso usa os primeiros minutos justamente para dar um embasamento estatístico e para apresentar teorias. O documentário aponta que, em sua origem, o crime tinha natureza política e que o grande erro da justiça no Brasil foi prender os criminosos políticos junto com os normais, criando assim uma espécie de universidade dentro dos presídios.
Uma das grandes virtudes do trabalho foi ter conseguido um acesso impressionante às atividades da DAS, acompanhando, inclusive, negociações para libertação de reféns. Cita casos históricos como os sequestros de Abílio Diniz e Washington Olivetto, mas foca nas pessoas comuns, como Cléber, José Ibiapina e uma menina de seis anos de idade.
Traz depoimentos de criminosos, policiais, vítimas e familiares, tentando (e conseguindo) abordar ao máximo as questões relativas ao delito. Dentre os depoimentos, destacam-se o do policial que não aguentou a dura rotina e acabou sofrendo um AVC, o da mãe de um sequestrador e o de uma vítima que foi estuprada em cativeiro. Como podem imaginar, nada disso é fácil de ser visto ou ouvido, contudo não dá para ignorar a importância do registro.
Em alguns momentos acaba parecendo uma propaganda da DAS, principalmente por revelar apenas um caso em que a situação não termina bem. 
Muito bem fotografado, produzido e editado, faz uma cobertura ampla de vários elementos do sequestro: o cativeiro, a negociação, a prisão e, sobretudo, a investigação.
Uma pena não ter tido uma divulgação maior no cinema. Duro, real, mas necessário para mostrar as injustiças e mazelas do Brasil.
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP