sexta-feira, 10 de maio de 2013

Feito Gente Grande (Du Vent Dans Mes Mollets)


País: França
Ano: 2012
Gênero: Comédia dramática
Duração: 89 min
Direção: Carine Tardieu.
Elenco: Juliette Gombert, Anna Lemarchand, Agnès Jaoui, Denis Podalydes, Isabelle Carré, Isabella Rossellini, Elsa Lepoivre e Judith Magre.

Sinopse: dividida entre seus pais, que a enchem de amor e de almôndegas, Rachel (Juliette Gombert), 9 anos, conta os minutos que a separam da liberdade. Até o dia em que seu caminho cruza o da intrépida Valérie.

Crítica: equilibrando de forma competente a alegria da juventude com as dores do amadurecimento, ‘Feito Gente Grande’ é um daqueles pequenos grandes filmes que surgem nos cinemas para nos surpreender. Seus personagens humanos e situações corriqueiras conquistam o público, seja adulto ou criança.
O longa, baseado no livro de Raphaele Moussafi, conta as peripécias de Rachel (a novata Juliette Gombert), uma garota esperta, sonhadora, mas um tanto solitária e triste, que, em um novo colégio, conhece a espoleta Valérie (a também estreante Anna Lemarchand), com quem começa uma amizade.
Os pais de Rachel, Colette (Agnès Jaoui) e Michel (Denis Podalydès) preocupam-se com a situação da filha, já que em seu aniversário de nove anos apenas uma criança aparece na festinha – Valèrie, ao lado de sua bela mãe, Catherine (Isabelle Carré).
Entre o dia a dia na escola, a convivência com os pais e as descobertas da juventude, Rachel começará a conhecer o significado de palavras como amizade, felicidade – e outras tantas não tão bonitas.
O drama/comédia se passa na década de 80 e Rachel, apesar de bastante nova, já faz terapia, encorajada por sua mãe.
Ainda que tenha certa leveza em boa parte da história, assuntos sérios são abordados. A perda é uma delas. Uma das colegas de aula de Rachel é órfã e acaba tendo um tratamento diferenciado por parte dos professores e colegas, algo que impressiona por demais a jovem protagonista. A morte é um conceito desconhecido para aquela menina, ainda que seja algo que desperte muita curiosidade. Sua avó, por exemplo, é motivo de preocupação para a família desde que sofreu um acidente vascular cerebral, dormindo no mesmo quarto da neta. Esta, por sua vez, checa a cada manhã a respiração de sua velha companheira de dormitório, perguntando para si mesma se o momento final chegou. Ainda que não apareça de forma esperada, a morte é uma visitante indesejada que acaba dando as caras no filme em um dos momentos mais pungentes de Feito Gente Grande. Outros temas como a sexualidade, a fidelidade e a insegurança são retratados com igual competência pela direção.
O grande trunfo do filme está na dupla formidável de meninas que vivem Rachel e Valèrie. Elas são tão naturais, que é impressionante. E a parceria com os atores veteranos e excelentes, Agnès Jaoui e Denis Podalydès, é perfeita.
Assistam! O filme é imperdível!

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP