domingo, 26 de maio de 2013

Bonitinha, mas Ordinária

País: Brasil
Ano: 2012
Gênero: Drama
Duração: 90 min
Direção: Moacyr Góes
Elenco: Leandra Leal, João Miguel e Letícia Colin.

Sinopse: baseado na obra de Nelson Rodrigues, o filme narra a história de Edgar, um homem simples dividido pela proposta de casar-se por dinheiro com a filha do chefe ou permanecer na pobreza ao lado do grande amor.

Crítica: a adaptação para as telas da célebre peça de Nelson Rodriguez chega aos cinemas com quatro anos de atraso – o longa é de 2009. Durante esse tempo, muito se especulou sobre a demora na estreia e havia receio da imprensa especializada de que o filme simplesmente fosse uma obscenidade devido a trabalhos anteriores do diretor Moacyr Góes, como Dom, Maria – Mãe do Filho de Deus e quatro longas da Xuxa.
Mas o longa, no geral, é interessante e tem valor por apresentar às novas gerações o clássico de Rodriguez, apesar de alguns erros. Vale lembrar que para assisti-lo é preciso ter desapego a pré-julgamentos e à moralidade. As cenas de nudez, necessárias à trama e referência na obra de Nelson, são fortes (tanto que houve dificuldade para liberação da censura).
O diretor depositou total confiança no seu elenco. São os atores, em sua maioria, que conseguem dar ao filme força e conteúdo para prender o público à trama. João Miguel é sempre excepcional, mas destacam-se também Leandra Leal e Leon Góes (no papel de Peixoto, advogado capacho do pai de Maria Cecília).
Na tela, acompanhamos o dilema de Edgar (João Miguel), homem simples, dividido pela proposta de casar-se por dinheiro com a filha do seu chefe, Maria Cecília (a estreante Letícia Colin), ou permanecer na pobreza ao lado de Ritinha (Leandra Leal), seu grande amor. Não há nada de novo na história de alguém tentado pelo dinheiro, mas aqui se faz refletir sobre o quanto figuras como Edgar são cada vez menos prováveis no Brasil de hoje.
A tensão e a sensibilidade pungentes no personagem de Edgar são aspectos favoráveis e bastante explorados na trama.


Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP