quarta-feira, 22 de maio de 2013

Ouro Carmim (Talaye Sorkh)


País: Irã
Ano: 2003
Gênero: Drama
Duração: 97 min
Direção: Jafar Panahi
Elenco: Hossain Emadeddin, Kamyar Sheisi, Azita Rayeji, Shahram Vaziri, Ehsan Amani, Pourang Nakhael, Kaveh Najmabadi e Saber Safael.

Sinopse: Hussein é entregador de pizza e vive com frequência situações de humilhação. Após experimentar por uma noite os privilégios de uma noite abastada ele retorna a uma joalheria onde havia sido barrado.

Crítica: uma história simples, e bem contada e, mais uma vez, muito crítica à sociedade iraniana, como já é de praxe nos filmes de Jafar Panahi.
Apesar do protagonista Hussein (vivido por Hossain Emadeddin) ser bastante caricato, até nos esquecemos disso com as situações em que ele se envolve. E é impossível não ficarmos revoltados com a apatia de Hussein diante de tudo.
O diretor não economiza em mostrar as gritantes diferenças entre as classes sociais e a posição da mulher no Irã. Há sensibilidade em pequenos detalhes e nos atos dos personagens e os diálogos também são muito bons. Além disso, alguns coadjuvantes têm uma participação bem expressiva, dando consistência à trama.
E o nome do filme não poderia ser mais apropriado. Assista para entender.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP