domingo, 12 de maio de 2013

Enterrado Vivo (Buried)


País: EUA
Ano: 2010
Gênero: Suspense
Duração: 97 min
Direção: Rodrigo Cortés
Elenco: Ryan Reynolds, Robert Paterson, José Luis García, Stephen Tobolowsky, Samantha Mathis, Warner Loughlin e Erik Palladino.

Sinopse: Paul Conroy (Ryan Reynolds) ainda não está pronto para morrer. Mas, quando ele acorda dentro de um caixão a 2 metros abaixo da terra sem a menor ideia de quem ou porque o colocaram lá, a vida dele se transforma em um único esforço extremo pela sobrevivência. Enterrado apenas com um celular e um isqueiro, o pouco oxigênio transforma ‘Enterrado Vivo’ numa aflitiva experiência de corrida contra o tempo. Paul tem apenas 90 minutos para conseguir que o resgatem antes que seu pior pesadelo se torne verdade.

Crítica: toda a ação (toda mesmo!) se passa num caixão sob a terra, onde o motorista de caminhão Paul (Ryan Reynolds) foi, como diz o título do filme, enterrado vivo. Ao lado dele, apenas um isqueiro e um celular. Por quê? Por quem? Para quê? Estas e outras perguntas serão respondidas lenta e desesperadoramente até o final da projeção. Haja fôlego para assistir. A exceção ocorre somente por um ou dois brevíssimos momentos quando a câmera se permite um respiro para "fora" do caixão.
‘Enterrado Vivo’ radicaliza ao extremo a chamada Lei das Três Unidades do Teatro Clássico, que teoriza sobre o conceito de um tempo, um espaço e uma ação. Aqui, temos um tempo único, corrido e real de 90 minutos, o espaço ínfimo de um caixão de madeira, e a ação desesperada da luta pela sobrevivência. Que passa pelo conceito da consciência ou não do que está acontecendo.
Talento não faltou ao roteirista Chris Sparling, tampouco ao diretor espanhol Rodrigo Cortés. Como não poderia deixar de ser, trata-se de um filme limítrofe, sob todos os aspectos. Uma pequena escorregada poderia ser fatal às pretensões dramáticas da obra. Felizmente, o tropeço não acontece e tudo é feito com precisão.
O roteiro é bem estruturado, bem amarrado e bem resolvido da primeira à última sequência.
Coproduzido por Espanha, EUA e França e rodado em apenas 17 dias, o longa levou o prêmio de Melhor Roteiro pela Associação dos Críticos dos EUA.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP