sexta-feira, 10 de maio de 2013

O Homem que Ri (L’Homme qui Rit)


País: França
Ano: 2012
Gênero: Drama, suspense
Duração: 93 min
Direção: Jean-Pierre Améris
Elenco: Gérard Depardieu, Conrad Veidt, Christa Theret, Marc-André Grondin e Emmanuelle Seigner.

Sinopse: Ursus (Gérard Depardieu), um showman pitoresco, acolhe dois órfãos em sua caravana: Gwynplaine, um jovem com o rosto marcado por uma cicatriz que dá a impressão de estar permanentemente rindo, e Déa, uma menina cega. Baseado na obra do escritor francês Victor Hugo.

Crítica: a primeira versão deste filme (mudo) foi feita em 1928 e foi um sucesso. O então diretor Paul Leni elaborou um cenário macabro, cheio de mistério, suspense e morbidez que funcionou muito bem. Essa fórmula se repete nessa nova versão, agora com Gérard Depardieu (mais uma vez convincente, como o personagem Ursus).
Ele é encontrado pelo menino Gwynplaine (Conrad Veidt), abandonado pelo médico que o criou. No frio intenso, ele encontra outra menina menor (Dea), nos braços da mãe já morta. Procura, então, ajuda e encontra Ursus que os acolhe. Logo, ele descobre que a menina está cega e que o garoto tem o rosto desfigurado. Ursus costumava viajar em sua carroça vendendo ervas para curar doenças. Com as crianças, muda seu foco de negócio. Começam a fazer teatro, usando as particularidades de cada um. O sucesso aumenta e vão tentar a sorte numa cidade maior quando suas vidas passam a correr riscos.
A história misteriosa é envolvente e o cenário (retratando o ano de 1869) e a trilha sonora são aspectos importantes na trama. E ainda é um retrato crítico da aristocracia da época.
Um filme bem dirigido, apesar de mais enxuto que o primeiro e de retratar uma pequena parte da obra de Victor Hugo. Vale a pena conferir. O final melodramático fecha a trama com perfeição.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP