domingo, 19 de maio de 2013

Raça


País: EUA/Brasil
Ano: 2012
Gênero: Documentário
Duração: 104 min
Direção: Joel Zito Araújo e Megan Mylan
Elenco: -

Sinopse: o cotidiano de três personalidades negras lutando pela igualdade: Miúda dos Santos que batalha pela posse das terras e pelo respeito às suas tradições ancestrais da Comunidade Quilombola de Linharinho (ES); Paulo Paim, autor do Estatuto da Igualdade Racial; e Netinho de Paula, idealizador canal TV da Gente formado, majoritariamente, por profissionais negros.

Crítica: os diretores acompanharam os 3 personagens durante vários anos. De forma dinâmica, retratam as idas e vindas, a batalha de cada um, as frustrações, as tentativas, os acertos, as vitórias, os progressos, as regressões.
Miúda dos Santos é uma mulher muito simpática, de um olhar cativante e, sobretudo, otimista, que participa de reuniões e manifestações, indo inclusive ao Congresso Nacional, em Brasília, reivindicar o direito de posse das terras nos estado do Espírito Santo aos Quilombolas. Paulo Paim sofreu humilhações pelo fato de ser negro e encontrou na política um caminho para mostrar à sociedade o valor do negro. Netinho ousou e criou uma TV só de negros. Todos eles enfrentam dificuldades e o documentário mostra esses passos, o quanto é árdua a luta para quem sempre sofreu e sofre o preconceito de toda uma sociedade.
Bem editado, é um belo filme sobre um longo caminho que ainda precisa ser trilhado.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP