domingo, 5 de maio de 2013

Renoir

País: França

Ano: 2012
Gênero: Drama
Duração: 73 min
Direção: Gilles Bourdos
Elenco: Michel Bouquet, Christa Theret, Vincent Rottiers, Thomas Doret, Michèle Gleizer, Romane Bohringer, Carlo Brandt, Hélène Babu, Stuart Seide, Paul Spera, Solène Rigot e Cecile Rittweger.

Sinopse: Côte d’Azur, França, 1915. Pierre sofre com a perda da esposa e com as dores da velhice. Mas quando a jovem Andrée aparece sua vida ganha novo sentido e ela passa a ser sua modelo.

Crítica: o filme decepciona, pois afinal de contas de Auguste Renoir espera-se uma grande obra. Mesmo sabendo que não abordaria toda a vida, e sim um determinado período (quando afetado pela artrose e reumatismo, passa a viver no sul da França onde morreria, ainda pintando, aos 78 anos), pressupõe-se que esta fase seja bem feita e transpasse ao público veracidade, comoção e convencimento.
Porém, o que vemos na tela é superficialidade, uma pincelada distante e fria sobre os acontecimentos e, ainda, lacunas que não conseguimos preencher. Uma delas é a citação constante de Gabrielle (que deduzimos ser uma de suas modelos), mas sem qualquer explicação de quem ela foi ou a sua importância na obra do pintor. Renoir (vivido por Michel Bouquet) faz uma interpretação razoável (nada mais), e os demais deixam a desejar. Faltou emoção que levasse o espectador a crer que quem estava ali era mesmo Renoir.
Triste e descrente com a política, tudo piora quando seus filhos vão para a guerra. Só ganhará novo ânimo com o aparecimento de Andrée (Christa Theret) que posará como modelo para ele. Um de seus filhos, Jean (Vincent Rottiers), chega logo depois para recuperar-se de um ferimento e se envolve com a moça.
A partir daí o longa-metragem foca-se na relação do casal que troca promessas para depois da guerra, o que enfraquece o trabalho.
Não existe um foco que sustente a trama, o enredo e o interesse do espectador. Além disso, é tão enxuto que nem acreditamos no seu final repentino. Espero que, em breve, façam um filme à altura de um dos grandes mestres do impressionismo.


OBS: na divulgação do filme, consta a duração de 111 minutos, mas na verdade são somente 73 minutos.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP