segunda-feira, 15 de abril de 2013

A Caça (Jagten)


País: Dinamarca
Ano: 2012
Gênero: Drama
Duração: 115 min
Direção: Thomas Vinterberg
Elenco: Mads Mikkelsen, Thomas Bo Larsen e Annika Wedderkopp.

Sinopse: Lucas (Mads Mikkelsen), um professor de educação infantil divorciado e solitário, que se vê envolto injustamente em denúncia de pedofilia com uma aluna.

Crítica: o assunto abordado no filme é polêmico e, geralmente, causa revolta e paranoia em toda uma sociedade: pedofilia.
Lucas é um professor dedicado a todos os seus alunos. Uma garota, em especial, Klara (Annika Wedderkopp) é bastante sensível e tem problemas em casa com os pais que brigam com frequência e parecem dar pouca atenção a ela. Klara, então, apega-se a Lucas que é o melhor amigo do pai dela. No caminho para a escola, ele passa na casa dela e a acompanha a pé até a escola.
Num determinado dia, Klara, com sua imaginação fértil, Klara confunde seus sentimentos e inventa uma mentira que irá destruir a vida de Lucas pouco a pouco. Mesmo que ela desminta depois, o mal já está feito.
Lucas perde o emprego; a ex-esposa corta o contato, justamente quando o filho iria morar com ele; sua nova namorada põe em dúvida sua inocência; e a confusão está criada. Todos se afastam. Vale destacar que a trama se passa numa cidade do interior, onde tudo ganha uma dimensão maior.
Mesmo com toda a pressão, Lucas escolhe ali continuar até o julgamento. A injustiça é algo que dói e essa é a mensagem que o diretor quer passar. No mundo louco que vivemos, sabemos ouvir os outros, distinguir a verdade da mentira, comprovar antes de julgar? Um erro pode ser tão desastroso a ponto de não deixar esperança para o que vem depois.
É preciso estar alerta aos sinais no comportamento das crianças, ao que elas ouvem, ao que ela assistem, com quem andam. Para isso, educar e amar são fundamentais num lar.
A tensão no filme cresce em ritmo angustiante. As atuações são muito naturais e criam uma realidade difícil de aceitar. Excelente!

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP