domingo, 21 de abril de 2013

Meu Pé de Laranja Lima


País: Brasil
Ano: 2012
Gênero: Drama
Duração: 99 min
Direção: Marcos Bernstein
Elenco: João Guilherme Ávila, Caco Ciocler, José de Abreu, Eduardo Dascar e Fernanda Vianna.

Sinopse: Zezé (João Guilherme Ávila/ Caco Ciocler), uma criança criativa e arteira, refugia-se da incompreensão e da falta de afeto em seu mundo imaginário. Mas sua vida muda ao conhecer um adulto (José de Abreu) que o entende e tenta participar desse seu universo especial. Zezé é o quarto de cinco irmãos, de uma família pobre que mora no interior. Sua mãe (Fernanda Vianna) trabalha para o sustento de todos, já que seu pai (Eduardo Dascar) está desempregado.

Crítica: o best-seller de José Mauro de Vasconcelos, inspirado na infância do autor em Minas Gerais, ganha nova versão cinematográfica, dirigida por Marcos Bernstein (de ‘O Outro Lado da Rua’).
Originalmente escrita há 45 anos, a saga do menino Zezé (João Guilherme Ávila) continua cativante e encantadora. Zezé é um menino levado e bastante criativo que se refugia da incompreensão e falta de afeto em seu mundo imaginário. Ele é o quarto de cinco irmãos de uma família pobre do interior mineiro. Apanha do pai e da irmã mais velha. A mãe trabalha o dia todo fora e está doente. Só a irmã mais nova é que o consola depois das surras.
A história cria identificação rápida com o espectador, seja ela de que idade for, por fazer uma grande homenagem à liberdade oriunda do pensamento. Quando se refugia em seu mundo de fantasias, onde momentos corriqueiros do dia-a-dia ganham tons quase épicos, o menino escapa da realidade dura que vive e adentra o imaginativo mundo infantil. Em nós, adultos, a sensação de nostalgia é inevitável.
Não só conversando com o pé de laranja lima João Guilherme se sai bem. Ele tem o olhar triste do Zezé retratado no livro e esbanja desenvoltura na tela. Carismático, tem uma interpretação natural na maioria das cenas e sem os artificialismos e exageros comuns em crianças atuando.
Apesar da temática infantil, as gradações da história passam por contextos adultos, tratando de temas como a violência doméstica, desemprego, alcoolismo e, sobretudo, falta de perspectiva. O grande achado, no entanto, é mesmo o menino João Guilherme.
Seu mundo melhora um pouco quando consegue um contato com Portuga (José de Abreu) que vive sozinho e mora numa grande casa mais afastada da cidade.
‘Meu Pé de Laranja Lima’ tem muitos momentos interessantes, principalmente quando retrata seu protagonista dando asas à imaginação, quando Zezé brinca com seu irmão caçula de forma que as crianças não brincam mais hoje em dia, nas cenas sensíveis entre Portuga e Zezé.
Peca por exagerar no melodrama, mas é um bom filme por retratar com criatividade e simplicidade um clássico da literatura brasileira.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP