segunda-feira, 8 de abril de 2013

Corações e Mentes (Hearts and Minds)


País: EUA
Ano: 1974
Gênero: Documentário
Duração: 112 min
Direção: Peter Davis
Elenco: Georges Bidault, Clark Clifford, George Coker, Kay Dvorshock, Daniel Ellsberg, Randy Floyd, J. William Fulbright, Brian Holden e Robert Muller.

Sinopse: documentário sobre a guerra do Vietnã, utilizando imagens de arquivo e também imagens inéditas até então, além de entrevistas com ex-combatentes norte-americanos e sobreviventes vietnamitas. O filme investiga, como causas da longa duração do conflito, o militarismo e o racismo entranhados na cultura dos Estados Unidos. Foi o primeiro documentário a dar voz aos vietnamitas e a apurar os terríveis efeitos da guerra no país.

Crítica: um conjunto impressionante de entrevistados, imagens de arquivo e filmadas in loco confere profundidade ao documentário que trata do envolvimento americano no Vietnã. Foi produzido em 1974, logo após a saída dos EUA e já no final do conflito, agora combatido exclusivamente pelos vietnamitas.
Bombardeios, pronunciamentos oficiais, torturas, desfiles cívicos, execuções, volta de prisioneiros de guerra, manifestações pacíficas, combates, enfim algumas das imagens mais importantes da época e da própria guerra – a primeira a ser acompanhada intensamente pela mídia praticamente em tempo real – estão presentes neste filme.
Entre os entrevistados estão assessores, secretários de Estado, jornalistas, militares, religiosos, veteranos, prisioneiros de guerra, líderes, desertores, políticos e civis tanto americanos quanto vietnamitas, pró e contra a ação militar no Sudeste Asiático. Alguns dão depoimentos pungentes, emocionados e revoltados; outros buscam analisar racionalmente as causas e consequências do conflito. Esses dois tipos de entrevistas somados às declarações de presidentes de ambos os países são costurados para formar a base discursiva do documentário, que visa claramente mostrar que a Guerra do Vietnã foi um erro induzido por má inteligência militar e valorização da cultura bélica. Apesar disso, vale dizer, o filme não tem caráter explicitamente militante pró-comunismo ou contra o capitalismo: acima de tudo, é um filme contra a guerra e a política externa que foi desenvolvida para justificar a ação militar.
Talvez por ter sido produzido no “calor do momento”, Corações e Mentes não se presta a grandes explicações didáticas, deixando muitas referências abertas. Seu objetivo maior é trazer outro ponto de vista a quem já conhece a história oficial da Guerra do Vietnã: o lado obscuro da história.
Um dos melhores documentários de todos os tempos, um clássico do cinema.

Curiosidade: ganhou o Oscar de Melhor Documentário, em 1975.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP