terça-feira, 2 de abril de 2013

O Dia que Durou 21 Anos


País: Brasil
Ano: 2012
Gênero: Documentário
Duração: 77 min
Direção: Camilo Tavares
Elenco: Flávio Tavares

Sinopse: com documentos secretos e gravações originais da época, o filme mostra como os presidentes John F. Kennedy e Lyndon Johnson se organizaram para tirar o presidente João Goulart do poder e apoiar o golpe de 1964.

Crítica: a maioria de nós brasileiros já pensa ter visto tudo no cinema sobre a ditadura militar. É aí que o documentário de Camilo Tavares surpreende. Repleto de detalhes, fotos, imagens de arquivo e depoimentos mais recentes dos entrevistados – que são de todas as opiniões e posições, indo, por exemplo, de Plínio de Arruda Sampaio a Newton Cruz, o trabalho é primoroso e bastante revelador.   
O documentário cobre o tempo que durou uma das mais longas ditaduras militares na América Latina (bem antes e bem depois do AI-5), enfocando o papel dos Estados Unidos no golpe de 1964, ou melhor, sua gênese a partir da política intervencionista norte-americana do governo Kennedy, com ênfase na visão e nos atos do então embaixador americano no Brasil, Lincoln Gordon. Tal intervenção levou o país a um caminho do qual não pode se orgulhar, onde civis foram presos, torturados e mortos, e até militares foram perseguidos e políticos cassados.
A articulação entre imagens antigas, documentos americanos Top Secret e entrevistas feitas para o filme é estimulante e, em ritmo ágil, mantém o espectador sempre atento, mesmo que conheça parte do que é dito e mostrado.
Ao final, o espectador parece querer saber demais do que achava que sabia.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP