terça-feira, 2 de abril de 2013

Dentro de Casa (Dans la Maison)


País: França
Ano: 2012
Gênero: Suspense
Duração: 105 min
Direção: François Ozon
Elenco: Fabrice Luchini, Ernst Umhauer, Kristin Scott Thomas, Bastien Ughetto, Denis Ménochet e Emmanuelle Seigner.

Sinopse: rapaz invade a casa de um colega e resolve escrever sobre o fato no trabalho de francês. Animado com o dom do aluno, o professor o estimula a continuar com os métodos de observação.

Crítica: ‘Dentro da Casa’ é o tipo de filme que nos leva a uma narrativa impecável como podemos encontrar em um bom livro, que instiga ainda mais a nossa curiosidade e também em imaginar outras possibilidades para o curso da história descrita, tudo graças a um ótimo roteiro adaptado.
Baseado na peça de teatro The Boy in the Last Row do espanhol Juan Moyarga, o longa conta a história do professor de literatura Germain (Fabrice Luchini) que, ao iniciar o ano letivo, descobre em um de seus alunos um grande talento ao sugerir em aula uma redação para escrever sobre suas férias. Entre situações tediosas escritas ao professor, como “saí com meus amigos”, a redação do jovem Claude (Ernest Umhauer) se destaca por sua narrativa de descrever acontecimentos do seu dia-a-dia, a amizade com seu amigo Rapha (Bastien Ughetto) e ao conhecer o interior de sua casa. Além da estrutura não apenas a sua estrutura, mas os acontecimentos de uma família onde, como visita, é um espectador dos acontecimentos. Germain, seu professor, consegue enxergar um grande talento para escritor do aluno, e consequentemente começa a incentivar o jovem a continuar escrevendo sua história.
Obviamente, e como era de se esperar no decorrer do filme, ambos vão ultrapassando limites para que a história continue a ser escrita. Durante as visitas de Claude à casa de seu amigo – com o pretexto de ajudá-lo nas aulas de matemática –, o jovem demonstra uma obsessão pela família do amigo: uma casa bonita e bem localizada, o pai Rapha (Denis Ménochet), amigo e presente, e sua mãe Esther (Emmanuelle Seigner), que lhe inspira tanto o desejo maternal como o sensual, e a relação familiar dos três, onde Claude se vê fazendo parte. Enquanto Germain ensina e apoia o garoto a continuar escrevendo – que se mostra parte da sua frustração de não ter se tornado um grande escritor – , o professor passa a se preocupar com as atitudes descritas por seu aluno conforme vai escrevendo e se inspirando no que ensina ao garoto no uso de narrativas que vão desde grandes escritores a diversos estilos, além de saciar a sua curiosidade.
O que mais chama a atenção de Dentro da Casa é a forma em como a história escrita por Claude se torna uma narrativa incrível, tanto para os personagens de Germain e sua esposa Jeanne (Kristin Scott Thomas), a quem compartilha os acontecimentos e também o incentiva a continuar a história de Claude, mas também a quem assiste, nos confundindo ao saber quando se trata de uma ficção ou de uma realidade. Em diversas partes do filme – especificamente quando a história de Claude é lida – quem está assistindo sente de forma parecida a sensação de ler e imaginar tudo ao seu redor graças às descrições nas linhas de textos, e o mais importante: instigar a curiosidade do espectador até o seu desfecho final. 
As duas artes: escrever e fazer filmes se misturam, onde não se sabe até que ponto é realidade ou ficção. E isso é conduzido, de forma exemplar, pelo cineasta, que faz com que aguardemos com expectativa e apreensão o próximo capítulo da história.

Curiosidade: em 2012, foi indicado a Melhor Filme no Festival de Londres; vencedor do prêmio de Melhor Filme e Melhor Roteiro no Festival de San Sebastián.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP