segunda-feira, 22 de abril de 2013

Dinheiro à Toa: Dentro da Reserva Federal (Money For Nothing: Inside the Federal Reserve)

País: EUA

Ano: 2012
Gênero: Documentário
Duração: 107 min
Direção: Jim Bruce
Elenco: -

Sinopse: administradores, economistas, historiadores e investidores debruçam-se sobre o papel que o Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA, desempenhou no desencadeamento da crise global de 2008 – e analisam as possibilidades de que o desastre possa repetir-se em futuro próximo.

Crítica: o melhor documentário que já assisti sobre economia, abordando a crise americana.
Bastante didático e elucidativo, inicia mostrando uma crise nos bancos em 1907, passando por outras, como a famosa Depressão de 1929, até chegar às origens da crise que culminou no caos do setor imobiliário (a ‘bolha imobiliária’) em 2007/2008 e abalou (e continua abalando) outras economias pelo mundo. Analisa-se o papel do FED e de seus respectivos presidentes e a influência ‘pesada’ do governo americano em suas decisões.
Muitos recursos, como gráficos, tabelas, animação, imagens de filmes antigos, fotos, imagens de arquivo, foram utilizados para ilustrar a narrativa e acompanhar os depoimentos de vários economistas que tentam explicar o porquê do problema. E isso tudo de uma forma coloquial para que qualquer espectador possa entender.
Claro, que para quem não é da área, o ritmo torna-se um pouco cansativo, mas é uma aula espetacular de história e de economia. Além disso, traz um alerta: qualquer nação pode falir, se o crescimento não for saudável, o que inclui desemprego, inflação, juros altos, gastar mais do que se produz, empréstimos, inadimplência, hipotecas, falências de empresa, etc.
Recomendo!

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP