domingo, 21 de abril de 2013

Reality – A Grande Ilusão (Reality)


País: Itália/França
Ano: 2012
Gênero: Comédia Dramática
Duração: 116 min
Direção: Matteo Garrone
Elenco: Aniello Arena, Loredana Simioli, Nando Paone, Nello Iorio, Nunzia Schiano, Rosaria D'Urso, Giuseppina Cervizzi, Claudia Gerini, Raffaele Ferrante, Paola Minaccioni, Ciro Petrone, Salvatore Misticone, Martina Graziuso, Alessandra Scognamillo, Angelica Borghese, Carlo Del Sorbo e Arturo Gambardella.

Sinopse: Luciano (Aniello Arena) é um peixeiro italiano que complementa sua modesta renda, junto de sua esposa, aplicando pequenos golpes. Com o sonho de enriquecer, ele cria uma fixação em participar da versão italiana do reality show Big Brother.
Crítica: após realizar ‘Gomorra’, em 2008, e conquistar fama mundial, o cineasta italiano precisava convencer o público e a crítica de que o seu talento não foi obra do acaso.
‘Reality’ é uma obra madura, com forte crítica social e ótimo desfecho. Uma grande fábula moderna sem final feliz. A mensagem do filme é simples e direta: seja bem-vindo à realidade, nua e crua, da classe trabalhadora que precisa de sonhos para superar as dificuldades do dia a dia.
Logo de início uma festa de casamento reforça o clima de fábula: carruagens, vestimentas e trilha sonora típica levam a acreditar que o longa seguirá este caminho. Mas na sequência, logo somos apresentados à dura realidade do protagonista: um napolitano que vive burlando a lei para conseguir uma vida digna.
O diretor faz uso da famosa frase de Andy Warhol: “um dia, todos terão direito a 15 minutos de fama na vida”, para satirizar os reality shows que tomam conta da televisão mundial. Na história, o peixeiro Luciano faz um teste, a pedido da filha, para o Grande Fratello, versão italiana do Big Brother.
Após ser aprovado na primeira fase de seleção e receber elogios do produtor, o homem entra em profunda paranóia, que é apoiada por alguns familiares, ao achar que já está garantido dentro da casa e que membros do programa estão supervisionando todos os seus passos.
A crítica à sociedade de consumo é feita com grande cuidado. O relacionamento entre o espectador dos reality shows e os astros relâmpagos vem à tona com clareza. Afinal de tanto assistir algo, qualquer pessoa pode sentir-se parte daquilo e transcender os limites da imaginação, criando perigosas ilusões sobre a sua realidade.
Garrone criou um verdadeiro palco para seu o protagonista. Sua peixaria e sua vila foram desenhadas pensando em um grande teatro, onde os atores ficam acima do público. O elenco foi muito bem selecionado e consegue dar uma boa dose de realidade, sempre ela, aos caricatos personagens.
É verdade que o filme perde o fôlego em sua segunda metade e escorrega em algumas cenas repetitivas. Porém a crítica social idealizada pelo diretor já está formada e consegue atingir o seu público-alvo.

Curiosidade: em 2012, vencedor do Grande Prêmio do Júri e indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP