segunda-feira, 29 de abril de 2013

Margaret Mee e a Flor da Lua


País: Brasil
Ano: 2012
Gênero: Documentário
Duração: 78 min
Direção: Malu De Martinho
Elenco: -

Sinopse: documentário sobre a vida e obra da pioneira e visionária ilustradora botânica Margaret Mee, uma das mais importantes artistas do século 20 e defensora incansável da necessidade de preservação da flora brasileira. Por meio do relato de sua vida, seu amor pela natureza e sua militância ecológica, Margaret alertou para a necessidade de preservação do meio ambiente.

Crítica: o documentário conta a história de Margaret Mee e suas impressões, que revelaram a beleza da flora amazônica. Com certeza, uma visionária ilustradora botânica que, com sua arte, alertou para a necessidade de preservação do meio ambiente e da flora brasileira.
O registro mais impressionante feito pela inglesa foi a 'flor da lua', que abre e fecha durante uma noite do ano; a flor nasce e morre. As filmagens aconteceram no período do ano em que acontece o fenômeno, ou seja, junho. Os produtores conseguiram registrar exatamente o que a Margaret ilustrou. Tudo estava do jeito que ela retratou.
Poético, o filme retrata a diversidade da flora que compõe a floresta amazônica. A principal mensagem do filme é justamente a importância de preservar e cuidar de tudo isso, é conscientizar. Às vezes, é preciso vir alguém de fora para nos abrir os olhos.
A inglesa morou a maior parte da vida no Brasil, em Manaus e no Rio de Janeiro. No Amazonas, conseguiu ilustrar uma variedade de flores da região amazônica. Quando morreu, suas cinzas foram jogadas na floresta, próximo à casa em que morou na capital amazonense.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP