segunda-feira, 29 de abril de 2013

Uma Garrafa no Mar de Gaza (Une Bouteille à la Mer)


País: França
Ano: 2011
Gênero: Drama
Duração: 99 min
Direção: Thierry Binisti
Elenco: Agathe Bonitzer, Mahmud Shalaby, Hiam Abbass, Riff Cohen, Abraham Belaga, Jean-Philippe Écoffey, Smadi Wolfman, Salim Dau, Loai Nofi, François Loriquet, Abdallah El Akal e Max Oleartchik.

Sinopse: Tal (Agathe Bonitzer) é uma jovem francesa de 17 anos que mora em Jerusalém com sua família. Após a explosão de um camicase num café do seu bairro, ela escreve uma carta a um palestino imaginário, onde exprime suas interrogações e sua recusa em admitir que só o ódio possa reinar entre os dois povos. Ela coloca a carta numa garrafa e entrega a seu irmão para que jogue no mar, perto de Gaza, onde ele faz seu serviço militar. Algumas semanas depois, Tal recebe uma resposta de um misterioso “Gazaman” (Mahmud Shalaby).

Crítica: o romance entre etnias diferentes é narrado, em grande parte, por cartas via email entre Tal e Naim (o ‘Gazaman’). Ainda jovens e inocentes, tentam entender o conflito entre os dois lados (árabes e israelenses), as diferenças de opinião – ainda difíceis de não serem generalizadas e os problemas de comunicação. Enquanto isso, mais mortes ocorrem em retaliações, atentados, ofensivas aéreas e terrestres.
O filme tenta mostrar essa realidade, absolutamente ‘normal’ nos jovens que ali vivem. A insegurança está no ar. Mesmo que não seja com tanta profundidade, a direção expõe as mazelas a que estão sujeitos e que têm que enfrentar. As críticas ao sistema são feitas por meio das atitudes e palavras de seus personagens.
O espectador torce por essa aproximação entre os jovens e percebe como seria tudo diferente se houvesse mais diálogo, mas na vida real tudo é bem mais complicado.
Apesar dos amigos e familiares, Naim consegue ver um pouco além e buscar uma saída para a vida sem rumo que leva.
Vale a pena conferir.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP