segunda-feira, 29 de abril de 2013

Gallipoli


País: Austrália
Ano: 1981
Gênero: Drama
Duração: 112 min
Direção: Peter Weir
Elenco: Mark Lee, Mel Gibson, Bill Kerr e Harold Hopkins.

Sinopse: Archy Hamilton (Mark Lee) é uma das maiores promessas das pistas de corrida da Austrália. Durante uma competição ele faz amizade com Frank Dunne (Mel Gibson). Unidos pelo idealismo, os dois se alistam no exército, em 1915, sem ter a mínima noção do horror que enfrentariam na luta contra os turcos, na trágica e lendária batalha de Gallipoli, durante a Primeira Guerra Mundial.

Crítica: a história se passa na Austrália ocidental, no ano de 1915, na 1ª Guerra Mundial, e é um dos raros filmes que representam essa guerra.
A intenção geral da obra não é expressar a própria guerra em si, mas retratar a origem dos fatos e o lado pessoal e humano dos dois personagens centrais: Archy Hamilgon (muito bem interpretado por Mark Lee) e Frank Dunne (Mel Gibson, ainda bastante jovem).
Archy Hamilton é treinado pelo seu tio Jack (Bill Kerr), e sonha ser um corredor. Sonha mais pelo tio do que por si. Logo ali começam as primeiras e principais abordagens do longa: bravura, persistência, limite e principalmente patriotismo, tudo isso em meio a uma série de consequências que movem a maior aspiração humana: o sonho.
Porém, a oportunidade de defender a pátria como aliada à Inglaterra contra os alemães e turcos foi mais forte. Archy terá a companhia de um amigo que conheceu durante uma competição de corrida, Frank Dunne (Mel Gibson), e juntos rumam ao recrutamento de jovens combatentes, enfrentando o sol e o deserto. Eles não desejam morrer, nem matar, apenas representar a força de seu país, e partem sem noção do horror que viverão. A trama é um pouco melodramática, mas foi a forma encontrada pelo diretor de passar ao espectador como a guerra é estúpida e destrói o que há de melhor: a vida.
Basicamente, o filme conta os acontecimentos e as abordagens dos dois personagens no pré-guerra. A história envolvendo a batalha da cidade de Gallipoli, na Turquia, certamente poderia ter sido apresentada de forma mais convincente e realista, contudo não era essa a intenção do diretor.
A mensagem, sim, é importante e é transmitida com sucesso.
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP