domingo, 26 de novembro de 2017

Mulheres Divinas (Die Göttliche Ordnung)

País: Suíça
Ano: 2017
Gênero: Drama
Duração: 96 min
Direção: Petra Biondina Volpe
Elenco: Marie Leuenberger, Bettina Stucky, Ella Rumpf e Sofia Helin.

Sinopse: Suíça, 1971. A jovem dona de casa Nora (Marie Leuenberger) vive com seu marido e seus dois filhos numa pequena aldeia. Até então sua vida era tranquila e não tinha sido afetada com as grandes revoltas sociais e o movimento de 1968, mas, é aí que Nora começa a fazer campanha pelo direito de voto das mulheres.

Crítica: “Mulheres Divinas”, que representará a Suíça na disputa de uma vaga na categoria de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar 2018, conta a importante luta das mulheres suíças pelo direito à voto.
Difícil de acreditar que em 1971 elas ainda não tinham tal direito. Países como Nova Zelândia (que foi o primeiro a garantir o sufrágio feminino, em 1893), Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, Islândia, Itália, França, Irã e outros estavam à frente nessa conquista feminina.
O roteiro centra-se na história de Nora (ótima atuação de Marie Leuenberger), casada e com dois filhos, para retratar a urgência da mudança social, dando fim ao machismo e ao preconceito que por anos degradou a situação feminina, determinando apenas deveres e quase nenhum direito, definindo o que é certo e errado sem jamais ouvir a opinião da mulher e mantendo as enormes discrepâncias salariais.
Nora começa a se questionar e é bastante criticada no inicio pelas próprias mulheres. Familiares, vizinhos, marido e filhos, todos estão contra ela.
Mas ela não desiste, mobiliza-se, defende-se dos ataques covardes dos machistas de plantão e faz campanha para o voto feminino. A data, enfim, chega. É a primeira luta ganha. Mas ela quer mais: trabalhar. Na verdade, a luta continua até hoje.
Um belo e importante filme que nos faz lembrar de que, há até bem pouco tempo, as mulheres precisavam da permissão do marido para os seus atos e até para receber salários, que não havia divisão de tarefas do lar e com os filhos, que não havia qualquer respeito à igualdade.
Faltou, talvez, mostrar um pouco mais da ação, do engajamento social/político e dos protestos femininos que dariam ainda mais credibilidade à história contada.

Avaliação: ***

Read more...

À Beira do Mar (A Orillas del Mar)

País: República Dominicana
Ano: 2017
Gênero: Drama
Duração: 76 min
Direção: Bladimir Abud
Elenco: -

Sinopse: narra a história de Pedro, adolescente de uma comunidade pesqueira de Samaná, que a procura de seu pai, o qual perdeu no mar, acaba fazendo uma viagem que muda sua vida.

Crítica: “À Beira do Mar” é uma bela surpresa do filme dominicano.
Uma boa história, com conteúdo, e com uma crítica contundente ao ambiente em que se nasce e que se vive.
As famílias desfeitas, os pais ausentes, a sociedade que insiste em não enxergar o abandono e a miséria em que vivem tantas crianças, são as causas do aumento da violência, de delinquência e do ostracismo.
A falta de cultura e de educação cobram um preço alto no futuro. Não é normal nem natural vermos uma criança trabalhando para ganhar dinheiro, buscando comida no lixo ou um lugar para dormir, sendo desprezada por um pai, sendo desprovida de amor, de atenção e dos direitos básicos para sobreviver.
O final do filme é o que acontece com tantas crianças nesse mundo, onde a ficção dá espaço à realidade.
A fotografia é um aspecto bastante positivo, destacando detalhes que passariam despercebidos se não fosse o olhar delicado do diretor de fotografia.
Um ponto negativo são as atuações um tanto quanto amadoras, mas o que não diminui o valor da mensagem transmitida.

Avaliação: ***

Read more...

Por Que Vivemos (Nazeikiru: Nennyo Shounin to Yozaki Enjou)

País: Japão
Ano: 2017
Gênero: Animação
Duração: 86 min
Direção: Hideaki Oba
Elenco: Katsuyuki Konishi, Ayumi Fujimura e Hideyuki Tanaka.

Sinopse: no Japão da era feudal, um jovem camponês vive com sua esposa, que está grávida. A mulher acaba falecendo em um acidente, deixando o homem revoltado com o mundo. Sem saber lidar com a perda, ele decide participar da palestra de um monge budista, onde acaba reavaliando seu modo de ver a vida.

Crítica: o filme conta, por meio da animação, a importante trajetória de Rennyo, o fundador do budismo ikko, e de um jovem camponês que se converte ao budismo e vira um discípulo e protetor de Rennyo.
As palavras do mestre foram atraindo cada vez mais adeptos e, também, mais invejosos. Não paravam de chegar pessoas de localidades distantes e o templo precisou ser ampliado.
Com os ataques de clãs e de monges (de espadas) de outras vertentes, Rennyo e seus seguidores buscaram um local seguro, numa ilha, onde teriam uma barreira de proteção natural. Mas, mesmo assim, um incêndio criminoso em 1474 destruiu o templo central e todas as construções menores que faziam parte do complexo.
A história, baseada em fatos reais, é muito bem retratada. Porém, falta imparcialidade à obra que, na maior parte do tempo, prega mesmo o budismo e tenta converter o espectador.

Avaliação: **

Read more...

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Carpinteros

País: República Dominicana
Ano: 2017
Gênero: Drama
Duração: 106 min
Direção: José María Cabral
Elenco: Jean Jean, Judith Rodriguez Perez e Ramón Emilio Candelario.

Sinopse: Julián (Jean Jean) encontra o amor e uma razão para viver no último lugar imaginável: a prisão Najayo na República Dominicana. Seu romance com a companheira de prisão, Yanelly (Judith Rodríguez Perez), deve desenvolver-se através de linguagem gestual e sem o conhecimento de dezenas de guardas.

Crítica: um caso de amor em um local improvável: nas penitenciárias de Santo Domingo. Locais violentos, inóspitos, degradantes, mas também lugares de um sentimento tão nobre como o amor.
O roteiro é criativo, faz o público rir e os protagonistas (Julián e Yanelly) driblam todas as dificuldades para trocar mensagens, olhares e até conseguirem um encontro.
O caminho não é fácil: um ex-namorado violento que vigia Yanelly, a transferência de Julián para uma prisão mais distante, ameaças de morte e o ambiente impróprio da cadeia em si.
Aliás, as imagens incomodam. Como pode o ser humano sobreviver num local como aquele? Incrível é o poder de adaptação do homem.
Uma crítica intensa ao sistema penitenciário, que se estende além dos limites da República Dominicana.

Avaliação: ***

Read more...

Boneco de Neve (The Snowman)


País: Reino Unido
Ano: 2017
Gênero: Suspense
Duração: 120 min
Direção: Tomas Alfredson
Elenco: Michael Fassbender, Rebecca Ferguson, Charlotte Gainsbourg, J.K. Simmons, Toby Jones, Chloë Sevigny, Val Kilmer e James d‘Arcy.

Sinopse: Oslo, Noruega. Harry Hole (Michael Fassbender) é um policial reconhecido pelos casos resolvidos no passado, mas que sofre com problemas de alcoolismo. Após encontrar por acaso com a agente novata Katrine Braft (Rebecca Ferguson), ele passa a investigar o desaparecimento de uma série de mulheres. A peculiaridade é que o responsável enviou ao próprio Harry um cartão enigmático, com a imagem de um boneco de neve, que está sempre presente nos locais onde as vítimas são atacadas. 
Crítica
Avaliação: a conferir

Read more...

Corpo Delito

País: Brasil
Ano: 2017
Gênero: Documentário
Duração: 74 min
Direção: Pedro Rocha
Elenco: Ivan Silva, José Neto (II) e Gleiciane Gomes.

Sinopse: o documentário aborda a questão da imagem e o crime, tentando transmitir a experiência de como produzir novas imagens sobre esse tema. Para isso, o filme acompanha a rotina de Ivan, um homem inconformado, pois mesmo depois de ganhar o direito de sair da cadeia, continua preso a uma tornozeleira eletrônica. 

Crítica
Avaliação: a conferir

Read more...

Gabeira

País: Brasil
Ano: 2017
Gênero: Documentário
Duração: 91 min
Direção: Moacyr Góes
Elenco: Fernando Gabeira, Ferreira Gullar e Carlos Vereza.

Sinopse: através de entrevistas com personalidades como Armínio Fraga, Nelson Mota, Agnaldo Silva e Leda Nagle, o documentário traça a trajetória política e de vida do jornalista, escritor e político brasileiro Fernando Gabeira, conhecido principalmente por sua atuação junto ao Partido Verde, que ajudou a fundar no país.

Crítica:
-->
Avaliação: a conferir

Read more...

O Lugar dos Lugares (El Sítio de Los Sítios)

País: República Dominicana
Ano: 2017
Gênero: Drama
Duração: 61 min
Direção: Natalia Cabral e Oriol Estrada
Elenco: -

Sinopse: em algum lugar do Caribe são construídas praias artificiais. Uma jovem modelo espera por suas amigas ao lado da piscina, um jardineiro e uma servente fantasiam com comprar móveis luxuosos, um grupo de varredores filosofam sobre o amor e uns jogadores de golfe amadores tentam acertar a bola no buraco, enquanto os turistas, entre máquinas e estrondos, saem para passear.

Crítica:

Avaliação: a conferir

Read more...

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP