quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Hippies Soviéticos (Soviet Hippies)

País: Estônia/Alemanha/Finlândia
Ano: 2017
Gênero: Documentário
Duração: 85 min
Direção: Terje Toomistu
Elenco: -

Sinopse: um passeio selvagem sobre as pegadas do movimento soviético do hipismo que leva você ao underground psicodélico dos anos 70. Anos depois, um grupo de excêntricos hippies da Estônia realizam uma viagem rodoviária a Moscou, onde pessoas se reúnem anualmente no dia 1º de junho para celebrações relacionadas a um evento trágico, quando milhares de hippies foram presos pela KGB. 

Crítica: é preciso ir ao parque Tsaritsino, em Moscou, no dia 1º de junho, para tomar conhecimento da existência de hippies russos. Anualmente, eles se reúnem debaixo de um grande pinheiro solitário, que por algum motivo todo mundo chama de carvalho. É esta a maneira de eles prestarem sua homenagem às vítimas de eventos que ocorreram mais de 40 anos.
É este o tema do documentário. Entrevistas com alguns deles dão uma ideia do movimento à época.
Em 1971, existiam em Moscou cerca de 1.000 hippies. O grupo se reunia em determinados pontos: no "manicômio" perto do antigo edifício da MGU (Universidade Estadual de Moscou), no "quadrado" em frente à atual prefeitura, perto do monumento a Iúri Dolgorúki, ou no "cano" da passagem subterrânea da rua Gorkovo (atual rua Tverskáia).
No dia 28 de maio daquele ano passaram por esses pontos indivíduos se apresentando como membros da KGB com roupa civil (eles mostraram as respectivas identificações). Os homens propuseram realizar um protesto contra a Guerra do Vietnã em frente à embaixada dos EUA. Explicaram-lhes que pessoas no poder lhes pediam ajuda para combater o mal mundial. Ficou então combinado que no dia 1º de junho os hippies de Moscou se reuniriam nos pontos com cartazes com slogans antibélicos e que as pessoas em trajes civis garantiriam o transporte dos primeiros e a organização do protesto.
Na manhã do dia 1º, todos estavam no local combinado. Os ônibus chegaram, e os hippies, confiando nos organizadores, entraram. Depois disso, todo o “underground” de Moscou foi levado para delegacias de polícia.
Os seus nomes foram registrados em um livro, na capa do qual estava escrito em letras grandes "HIPPIES". As autoridades trataram de estragar metódica e consistentemente a vida a todos que entraram nessa lista. A partir daí a vida de todos eles mudou de alguma forma.
Dos 500 detidos, cerca de metade foi enviada para servir na fronteira com a China e cerca de cem foram internados em manicômios. Várias dezenas deles foram presos sob acusações diversas. Dois acabaram morrendo no exército, outros dois, no manicômio. Dois se enforcaram. Os sobreviventes acabaram sendo colocados na rua com um “atestado de restrição” (uma espécie de “certificado negativo” que fechava as portas do funcionalismo público ao seu portador, deixando-o “social e profissionalmente marcado”).
O filme poderia ter explorado mais ainda a história, ter ido a esses locais, mas restringiu-se a poucos depoimentos e ao encontro dos que sobreviveram e ainda se consideram hippies.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP