terça-feira, 21 de novembro de 2017

A Mecânica das Sombras (La Mecanique de L’Ombre)

País: França
Ano: 2017
Gênero: Suspense
Duração: 91 min
Direção: Thomas Kruithof
Elenco: François Cluzet, Denis Podalydès, Sami Bouajila, Simon Abkarian e Alba Rohrwacher.

Sinopse: um empresário enigmático em nome de uma misteriosa organização entra em contato com Duval para oferecer-lhe um trabalho simples e bem remunerado: transcrever escutas interceptadas. Duval (François Cluzet), desempregado e em difícil situação econômica, aceita sem perguntar sobre o propósito da empresa que o contrata. De repente, envolvido em um enredo político, deve enfrentar os mecanismos do mundo oculto dos serviços secretos.

Crítica: um suspense muito bem construído. Ao público, dá-se uma vaga ideia de mistério, mas longe de revelar, a princípio, o que está por vir.
O personagem Duval (François Cluzet), com suas particularidades e fraquezas, é ideal para a história, bastante intrigante. Uma vida particular simplória que, de repente, transforma-se num inferno. E pensar que a única coisa que ele queria era voltar a trabalhar, depois de perder o emprego, afastado "supostamente" por problemas com o alcoolismo.
Uma personagem coadjuvante, Sara (Alba Rohrwacher), fornece uma boa ambientação para compor o metódico e discreto Duval.
A maquinação política é o ponto alto da trama, corriqueira em todos os governos do mundo.
O uso de um cidadão trabalhador comum para práticas sujas e ilegais é a prova de que ética é algo inexistente nas negociações entre políticos.
Ainda que não se aprofunde em uma questão específica, é uma valiosa crítica aos sistemas contemporâneos que administram os países.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP