domingo, 12 de novembro de 2017

Uma Verdade Mais que Inconveniente

País: EUA
Ano: 2017
Gênero: Documentário
Duração: 98 min
Direção: Bonni Cohen, Jon Shenk
Elenco: Al Gore

Sinopse: dez anos após "Uma Verdade Inconveniente" ter alertado sobre a necessidade da união entre países para tratar a crise iminente envolvendo o aquecimento global, Al Gore retorna ao tema para mostrar não apenas as consequências práticas da crise climática, mas também os avanços obtidos na obtenção de energia através de fontes limpas.

Crítica: o longa “Uma Verdade Inconveniente”, lançado em 2006, teve uma repercussão estrondosa e foi muito bem recebida pelo público e pela crítica, tendo ganhado o Oscar de Melhor Documentário.
Al Gore toma nova fôlego, reúne imagens e novas estimativas para provar que as previsões dos cientistas estavam, em sua maioria, certas quanto às consequências do aquecimento global: a temperatura global continua subindo, as calotas polares estão descongelando, o nível dos oceanos se eleva cada vez mais, e os padrões climáticos do planeta vêm sofrendo mudanças profundas, várias delas devastadoras.
O documentário começa com comentários à época de jornalistas (âncoras) criticando seu filme e que as projeções eram exageradas.
Depois, Al Gore em uma de suas palestras (que ocorre em vários países para treinar novos doutrinadores) mostra imagens atuais de catástrofes e gráficos comparativos. Mas há também dados positivos, de aumento do aproveitamento da energia solar e eólica. O Chile é um exemplo desse caminho positivo.
A peregrinação de Al Gore para provar que o assunto é urgente é surpreendente. Acompanhamos sua participação na Conferência do Clima da ONU em que 195 países e a União Europeia ratificaram o Acordo de Paris, onde as nações se comprometem a reduzir as emissões de carbono e conter os efeitos do aquecimento global. Até mesmo a Índia, relutante, assinou o documento após intervenções de Al Gore junto a bancos para liberação de investimentos para o país.
A maioria e suas previsões se concretizaram como o alagamento das ruas de Miami e Nova York, nos Estados Unidos (tendo atingido o Memorial 11 de setembro), devido à elevação do nível do mar.
As tempestades de chuvas, tempestades marítimas, tufões, estão mais frequentes, com assustadoras bombas de água (as imagens das chuvas em Houston, no estado americano do Texas, e nas Filipinas são aterrorizantes); e o calor muito mais intenso, tendo sido registradas sensações térmicas de até 52ºC na Índia e nas Filipinas, causando a morte de milhares de pessoas.
O documentário, inclusive, associa mudança climática e instabilidade política.  O período de 1998 a 2012 foi o mais seco no leste do Mediterrâneo desde o ano de 1100. Pessoas com sede e fome partem em busca de água e comida. Secas severas interrompem a produção e distribuição de alimentos, causando migrações para áreas urbanas. Essas migrações, por sua vez, causam instabilidade social e crises de refugiados.
Alguns comentaristas atribuem, ao menos parcialmente, a guerra de Darfur em 2003 e, agora, a guerra na Síria, à escassez de alimentos na região. Previsões recentes indicam o aumento das secas em diversas regiões espalhadas pelo mundo, incluindo partes da África e na Califórnia, que, desde 2011, vem atravessando a pior seca desde que dados começaram a ser coletados em 1895.
A situação é grave. O aquecimento global é uma realidade que vem afetando os padrões climáticos. “Uma Verdade mais que Inconveniente” é um alerta de que a luta continua e de que para um futuro possível no planeta Terra há ainda muito a fazer. 

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP