domingo, 12 de novembro de 2017

O Jovem Karl Marx (Le Jeune Karl Marx)

País: Alemanha
Ano: 2017
Gênero: Drama, biografia
Duração: 118 min
Direção: Raoul Peck
Elenco: August Diehl, Stefan Konarske e Vicky Krieps.

Sinopse: aos 26 anos, Karl Marx (August Diehl) embarca para o exílio junto com sua esposa, Jenny (Vicky Krieps). Na Paris de 1844, ele conhece Friedrich Engels (Stefan Konarske), filho de um industrialista que investigou o nascimento da classe trabalhadora britânica. Dândi, Engels oferece ao jovem Marx a peça que faltava para completar a sua nova visão de mundo. Entre a censura e a repressão, os tumultos e as repressões políticas, eles liderarão o movimento operário em meio a era moderna.

Crítica: se o filme é sobre Karl Marx (1818-1883), é de esperar que o pensamento marxista e seu trabalho de estudo ou escrita de pensador seja esmiuçado. No entanto, o diretor opta por uma obra fria, superficial, fraca, repleta de clichês e romancezinhos, e decepciona.
O retrato transposto no longa toma tamanha distância do filósofo, economista liberal, revolucionário alemão e um dos fundadores do socialismo científico, que diminui a sua importância para a história, o que não é verídico. Sua obra influenciou a sociologia, a economia, a história e a até a pedagogia.
O filme só melhora lá pela terça parte quando deixa de lado a vida particular e mergulha na amizade entre ele e Friedrich Engels (também alemão), com quem publica o Manifesto Comunista.
Nessa parte assistimos a um debate válido entre a importância da teoria política e da prática, ou ainda entre a escrita acadêmica e a necessidade de produzir um pensamento complexo capaz de dialogar com as massas.
Mas é muito pouco para captar a revolução que causaria na maneira de pensar a economia, a sociologia e demais ciências sociais e humanas, após a publicação de sua obra mais admirável, O Capital, onde sintetiza as críticas à economia capitalista.
August Diehl é um talentoso ator, mas perdido num roteiro tão pobre. Já Stefan Konarske como Engels deixa a desejar e não convence.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP