quinta-feira, 16 de novembro de 2017

On Yoga: Arquitetura da Paz (On Yoga: The Architecture of Peace)

País: Brasil/China/Estados Unidos/Índia
Ano: 2017
Gênero: Documentário
Duração: 87 min
Direção: Heitor Dhalia
Elenco: -

Sinopse: Heitor Dhalia registra a busca de uma década do fotógrafo Michael O‘Neill por conhecer melhor os principais gurus e mestres de yoga em atividade, incluindo encontros com pensadores, médicos e iogues e passagens pelo Festival Internacional de Yoga, em Rishikesh, e o Mela Festival Kumbha, em Haridwar. 

CríticaHeitor Dhalia registra a busca de uma década do fotógrafo Michael O‘Neill por conhecer melhor os principais gurus e mestres de yoga em atividade, incluindo encontros com pensadores, médicos e iogues e passagens pelo Festival Internacional de Yoga, em Rishikesh, e o Mela Festival Kumbha, em Haridwar.

Crítica: o filme faz uma excelente combinação de fotografia e cinema, imagens e conteúdo. As imagens cabem às belíssimas fotos de Michael O’Neil e o conteúdo às suas histórias de descobertas sobre as diferentes vertentes do yoga.
Famoso por fotografar celebridades, poucos sabiam dos seus registros feitos na Índia, no Nepal e no Tibete. O curioso é que tudo começou quando, após um procedimento cirúrgico para corrigir um nervo calcificado no pescoço, O’Neil teve o braço direito afetado perdendo o movimento. Como fotógrafo, ele não poderia aceitar o diagnóstico dado pelo médico que que não voltaria a movê-lo. Parte, então, em busca da cura na Índia. É apresentado à yoga, que é um processo crescente de autoconhecimento, que leva à meditação, à concentração, à reflexão, a períodos de silêncio e isolamento, ao encontro consigo mesmo. Viaja para outros países, dialoga e aprende com outros gurus.  
O retrato dessas andanças e dos testemunhos (sem julgamentos, ou pregrações, ou tentativa de conversão) é muito enriquecedor. Além disso, os momentos captados pela lente do fotógrafo são esplêndidos.
No final, todos desejam o mesmo: paz e felicidade. A yoga (com seus 5.000 anos de prática tanto no budismo como no hinduísmo) pode ser um caminho para encontrá-las, num mundo que parece distante do que sonhamos.

Avaliação: ****
-->

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP