quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Esplendor (Hikari)

País: Japão/França
Ano: 2017
Gênero: Drama
Duração: 103 min
Direção: Naomi Kawase
Elenco: Masatoshi Nagase, Ayame Misaki e Tatsuya Fuji.

Sinopse: Misako (Ayame Misaki) é uma cineasta apaixonada pelas versões cinematográficas destinadas a deficientes visuais. Durante a exibição de um dos seus filmes, ela conhece Masaya Nakamori (Masatoshi Nagase), um fotógrafo que está perdendo a sua visão, mas que guarda um acervo de fotografias que atrairá Misako e fará com que ela se conecte com seu passado. 

Crítica: “Esplendor”, exibido no 70º Festival de Cannes e na 41ª Mostra de Cinema Internacional de São Paulo, ambos em 2017, é um filme belo, delicado e poético que explora o que há por trás da luz e da imagem. É possível ver com o coração o que não é possível obter através dos olhos? É o que a obra busca mostrar por meio de dois personagens centrais: o fotógrafo Masaya que está perdendo a visão e a jovem tradutora Misako, que cria legendas para versões de filmes para deficientes visuais.
Ela recebe duras críticas de Masaya (que é um de seus alunos), que afirma que o texto está muito subjetivo e que a mensagem não está clara para esclarecer a imagem mental.
A cada nova crítica, ela se aprimora na busca de melhores traduções, o que acaba refletindo em sua vida particular. Enquanto o cinema traz esperança (como a própria personagem afirma), na vida nem sempre é assim. Sua mãe está doente e nada pode ser feito para mudar tal situação.  
O convívio de Misako e Masaya é um aprendizado para ambos. Ela aprende a transpor para as legendas o que as imagens representam, dando mais sentimento às traduções e ele começa a aceitar as circunstâncias e a ter mais paciência.  O processo é doloroso, pois Misako sofre com a perda de visão de Masaya que tenta se agarrar ao que lhe resta. 

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP