domingo, 12 de novembro de 2017

Bem-Vindo à Suíça (Willkommen in der Schweiz)

País: Suíça
Ano: 2017
Gênero: Documentário
Duração: 83 min
Direção: Sabine Gisiger
Elenco: -

Sinopse: é verão em 2015 e milhões de refugiados procuram abrigo na Europa, mas apenas 40.000 conseguem chegar na Suíça. Este documentário conta a história da Suíça em meio à crise de refugiados, retratando o que o país era, quer ser ou poderia se tornar.

Crítica:  no pequeno vilarejo suíço de Oberwil-Lieli, o xenofobismo ganha força. O prefeito Andreas Glarner (de extrema-direita) preferiu pagar uma multa caríssima, utilizando o dinheiro dos contribuintes, a receber os dez refugiados que o governo reservou ao local. Segundo ele, muçulmanos são possíveis homens-bomba, desejam se reproduzir e acabar com o cristianismo, além de se aproveitarem das vantagens econômicas que o rico país europeu poderia oferecer.
É ele o personagem principal do documentário. Enquanto Andreas discorre com leveza sobre a ideia da “Suíça para os suíços”, Johanna Gündel, uma ativista pelos direitos humanos, alerta para o perigo da generalização quanto ao islamismo/terrorismo e defende que os refugiados também podem ajudar a economia de um país.
No filme vemos exemplos de pessoas que acolheram refugiados, vemos refugiados aguardando um visto e uma chance para trabalhar e discussões calorosas sobre o assunto, enriquecidas com dados e pesquisa histórica.
Representante de campos de refugiados conversam com Andreas para explicar a situação das famílias que estão sem um lar.
É importante ressaltar que a opinião extremista mostrada na obra não é toda a Suíça, e sim de um vilarejo pouco populoso, mas vale o alerta para que ideias e posições xenófobas não se alastrem por aí.

Avaliação: ***
-->

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP